
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante o ressarcimento aos cartórios pelos atos gratuitos prestados à população. A medida inclui atos como a emissão de certidões de nascimento e óbito para pessoas de baixa renda.
A proposta também determina que estados e o Distrito Federal estabeleçam uma renda mínima para registradores de pessoas naturais, para garantir o serviço nos municípios.
Além de alterar a Lei Federal de Emolumentos, o texto aprovado muda regras do Código Civil relativas ao casamento. Entre as principais mudanças estão:
Como foi aprovado em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 9395/17, do deputado licenciado Carlos Gomes (Republicanos-RS), pode seguir para análise do Senado, exceto se houver recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
Por recomendação do relator no colegiado, deputado Cleber Verde (MDB-MA), foi aprovado um texto substitutivo, que amplia o alcance do projeto original, que tratava apenas do ressarcimento aos cartórios.
Para Cleber Verde, a medida corrige distorções históricas que afetam a sustentabilidade dos cartórios, especialmente os de menor porte. Ele explica que alterações acrescentadas no substitutivo modernizam o Código Civil conforme a Lei 14.382/22 , que trata do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos.
Câmara Câmara pode votar nesta segunda a medida provisória do Programa Gás do Povo
Câmara Projeto regulamenta destino de bens e veículos abandonados em pátios policiais
Câmara Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira
Câmara Projeto cria programa de incentivos fiscais para empresas que usarem energia renovável
Câmara Comissão aprova isenção de impostos em inscrições de atletas profissionais para torneios no exterior
Câmara Comissão aprova isenção de impostos em inscrições de atletas profissionais para torneios internacionais Mín. 25° Máx. 36°