
A Defesa Civil do Estado do Piauí se reuniu, nessa segunda-feira (19), com representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para formalizar a parceria na segunda fase de execução do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).
Como parte do acordo, o IFPI irá disponibilizar uma equipe de pesquisadores que acompanhará a Defesa Civil em uma das ações centrais do plano: o conhecimento dos riscos nos territórios de desenvolvimento. A proposta é realizar o mapeamento de risco nos municípios-polo de cada território, uma iniciativa inédita na história da política pública de defesa civil no estado.

Esses mapeamentos regionais servirão como modelo para que outros municípios possam adotar a mesma metodologia. A meta é que, durante o período de vigência do PEPDEC, a parceria entre a Defesa Civil e o IFPI permita expandir o mapeamento para os 224 municípios piauienses.
O IFPI tem atuado como parceiro estratégico desde a elaboração inicial do plano. Participaram da reunião o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, e o coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid), Michel Francisco. Pelo IFPI, estiveram presentes a professora Sâmia Chaves e o reitor Paulo Borges, com o objetivo de alinhar as estratégias de implementação, difusão e comunicação do PEPDEC.
Participação comunitária e mapeamento de riscos
A parceria com o IFPI é crucial para a execução perfeito do plano. Além dessa parceria, outra estratégia relevante destacada pela Defesa Civil é o engajamento social na execução do plano.
O PEPDEC está sendo desenvolvido com a participação direta de comunidades ribeirinhas e de áreas de risco.
Nesse contexto, será aplicada a metodologia do mapeamento comunitário de risco, que envolve os moradores na identificação dos riscos locais, promovendo a construção coletiva de soluções. Essa abordagem fortalece o protagonismo das comunidades e amplia a efetividade das políticas públicas.
Planos de contingência municipais
Com as informações coletadas por meio dos mapeamentos técnicos e comunitários, a expectativa é que cada município possa elaborar o seu próprio plano de contingência — documento fundamental para organizar ações de prevenção, resposta e recuperação diante de desastres.
A Defesa Civil do Estado reforça que essa etapa é crucial para consolidar a política pública de proteção e defesa civil em nível local, garantindo mais segurança e resiliência às populações vulneráveis.

Governo Governo lança programa que reduz valor da passagem do transporte alternativo metropolitano
Piauí Governo do Piauí convoca aprovados para curso de formação do concurso de Bombeiros Militares; veja lista
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão Mín. 23° Máx. 35°