Sábado, 19 de Abril de 2025
24°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Governo expande tratamento contra varizes para Policlínica de São José de Ribamar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou um novo e moderno tratamento contra a doença Insuficiência Venosa Crônica (IVC), o Esclerosante Não...

17/04/2025 às 20h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Tratamento contra varizes na Policlínica de São José de Ribamar (Fonte: Thiago Nascimento)
- Tratamento contra varizes na Policlínica de São José de Ribamar (Fonte: Thiago Nascimento)

Em apenas um ano de atuação na assistência à saúde, a Policlínica de Ribamar vem avançando e ampliando a rede de consultas e exames nas áreas médicas e multidisciplinares. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou um novo e moderno tratamento contra a doença Insuficiência Venosa Crônica (IVC), o Esclerosante Não Estético de Varizes por Espuma em MMI (unilateral) na unidade. 

A técnica inovadora consiste na localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma, que faz com que a veia seja fechada e o sangue redirecionado, melhorando a circulação sanguínea. A IVC é a principal causadora das varizes. O procedimento é minimamente invasivo, oferece rápida recuperação e não necessita de anestesia. Além disto, pode ser feito em pacientes mais idosos e em casos de varizes médias e grossas, além de úlceras venosas.

Michelly Bonates, médica angiologista e cirurgiã vascular, da Policlínica de Ribamar, explicou que a insuficiência venosa crônica é uma doença comum e impacta diretamente na qualidade de vida da população, ocasionado dores, cansaço e inchaços nas pernas, e em casos mais graves, úlceras venosas na pele.

“A doença das varizes é bastante comum e causa um grande desconforto na paciente. A escleroterapia com espuma vem para revolucionar o tratamento das varizes, conseguimos trata-las de forma minimamente invasiva, sem necessidade de cortes, com uma rápida recuperação, o paciente entra e sai andando do consultório, podendo retornar as suas atividades. Além da estética, conseguimos melhorar a qualidade de vida dessas mulheres que sentem muito cansaço, inchaço e dores nas pernas”, pontuou. 

O tratamento é necessário para manter a qualidade de vida do paciente, pois as varizes podem comprometer a qualidade de vida devido às limitações em atividades diárias, como a capacidade de subir escadas, andar e até trabalhar por causa de sintomas como peso e dor nas pernas, inchaço e queimação. Além disso, varizes mais calibrosas podem causar lesões que alteram a coloração e a consistência da pele e feridas abertas, que, além de um quadro de infecção, podem gerar um estigma social.

A marisqueira Vanda Aires, de 57 anos, falou sobre o tratamento para varizes e disse que após as sessões tem realizado o seu trabalho de maneira mais eficiente e, principalmente, sem dores. “Eu sentia muitas dores quando decidi procurar o médico [angiologista]. Após a avaliação, ele me encaminhou para fazer esse tratamento e eu estou muito satisfeita com o atendimento que venho recebendo aqui. Atualmente, trabalho sem dores nas pernas, o que é um alívio”, avaliou.

Este ano, a SES dobrou a oferta de atendimentos para a especialidade médico vascular e para o exame doppler. Mensalmente são ofertadas 300 consultas com o vascular e 300 para o doppler.

“Ficamos imensamente felizes com esse novo tratamento que conseguimos trazer para a Policlínica. Prezamos sempre pela qualidade dos serviços que ofertamos à comunidade, aos pacientes, pois queremos dar dignidade para aqueles que buscam os nossos serviços assistencial”, afirmou a diretora geral da Policlínica, Mariana Rosa.

Além da angiologia vascular, a unidade oferece as especialidades em cardiologia, nefrologia, gastroenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia, nutrição, psicologia e fisioterapia.

No local, o paciente também pode realizar os exames eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (M.A.P.A), eletrocoagulação, exames de biópsias, ultrassonografia, raio X, exames laboratoriais, tomografia, endoscopia, peniscopia, uroflexometria, laringoscopia, videolaringoscopia, videorinoscopia, colonoscopia e a escleroterapia. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Policlínica de São José de Ribamar

Nesta especialidade, os atendimentos para o tratamento contra a doença Insuficiência Venosa Crônica (IVC), o Esclerosante Não Estético de Varizes por Espuma em MMI (unilateral) ocorrem de terça a sexta-feira para a escleroterapia por espuma, e as consultas com o médico angiovascular, profissional indicado para avaliar as varizes, são agendadas pelo novo número do Disque Saúde (98) 3210-9090. 

Policlínica Diamante

As técnicas modernas para tratar varizes, na rede estadual de saúde, também são ofertadas no Ambulatório Vascular da Policlínica Diamante, em São Luís (MA). Para acessar o serviço, o paciente precisa ser encaminhado por especialista como cirurgião vascular. Ao dar entrada Ambulatório Vascular da Policlínica Diamante, o paciente será reavaliado por um cirurgião vascular da unidade e fará novos exames para determinar a necessidade ou não da indicação para o tratamento cirúrgico de varizes por espuma densa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias