Dois indivíduos arrombaram as janelas de uma igreja na Região Metropolitana de Fortaleza e levaram cerca de R$ 1,5 mil do local. Além deles, uma terceira pessoa foi presa por supostamente orquestrar o crime. Eles foram presos em flagrante pela Polícia Civil. Uma mulher também foi detida após ser apontada como mandante do crime.
Segundo informações policiais, os autores do furto foram identificados como José de Sales, conhecido como "Dedé de Jesus", e Antonio Edson Monteiro de Assis, alcunhado "Lula". Os criminosos invadiram o templo religioso escalando o prédio e levaram valores que faziam parte do dízimo e ofertório, os quais já foram recuperados.
As investigações revelaram que o crime foi planejado e encomendado por Rejane da Silva Rodrigues, considerada líder de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e outros furtos. Durante a ação, além do roubo do dinheiro, os criminosos causaram danos a objetos sagrados do local.
Os envolvidos serão processados por associação criminosa, organização criminosa e furto qualificado. O caso continua sob investigação para apurar possíveis conexões com outros crimes na região.
Esse não é um caso isolado. Nos últimos anos, houve um aumento de furtos em igrejas na Grande Fortaleza, muitas vezes ligados a:
Crise econômica (desemprego levando a crimes oportunistas).
Ação de facções (que usam templos religiosos como alvos "fáceis").
Falta de vigilância (muitas igrejas não possuem sistemas de segurança).
Mín. 22° Máx. 38°