Sábado, 02 de Agosto de 2025
34°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

Hospital Infantil é referência no cuidado a pacientes que precisam de imunobiológicos especiais

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, dispõe de um serviço essencial para a saúde do piauiense: o Centro de Referência para Imu...

02/08/2025 às 12h24
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, dispõe de um serviço essencial para a saúde do piauiense: o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que atende crianças e adolescentes com condições clínicas especiais, oferecendo imunobiológicos de alta tecnologia para a prevenção de doenças.

O serviço é destinado, principalmente, a pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, pacientes oncológicos, transplantados, crianças com doenças neurológicas graves, prematuros extremos, entre outros perfis que requerem protocolos diferenciados de vacinação. As vacinas e imunoglobulinas aplicadas no CRIE são fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e seguem rigorosamente normas técnicas atualizadas.

“Muitos dos nossos pacientes não podem receber as vacinas de rotina como a maioria das crianças. O CRIE existe para oferecer a proteção adequada, com segurança e critérios técnicos, permitindo que essas crianças estejam protegidas contra doenças graves, mesmo com sua condição de saúde”, explica o superintendente de Altas Complexidades da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No CRIE do Hospital Infantil, o atendimento é personalizado. “Cada caso é analisado por profissionais especializados — médicos e enfermeiros — a partir de relatórios clínicos e prescrição médica, para garantir que a indicação da vacina seja compatível com o quadro do paciente”, explica a diretora técnica do HILP e coordenadora do CRIE, Lorena Mesquita.

Entre os imunobiológicos disponíveis, estão vacinas como: DTPa (acelular) e VIP (poliomielite inativada), indicadas para prematuros e crianças com risco de eventos adversos; vacina contra hepatite A e B, para pacientes com hepatopatias ou imunodepressão; vacinas pneumocócicas conjugada e polissacarídica, destinadas a pacientes com doenças crônicas; vacina contra varicela, especialmente para pacientes transplantados ou com risco de complicações graves; além de imunoglobulinas humanas especiais, como antitetânica, anti-hepatite B e antivaricela-zóster.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A coordenadora acrescenta que o serviço no HILP também é responsável pelo registro completo da vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), garantindo que o histórico do paciente esteja atualizado na caderneta digital de vacinação.

“Além de proteger os pacientes imunocomprometidos, o trabalho realizado pelo CRIE do Hospital Infantil contribui diretamente para o controle de surtos, redução de hospitalizações e prevenção de agravamentos que poderiam levar a desfechos graves. O serviço também atua em situações de profilaxia pós-exposição, como em casos de violência sexual, acidentes com material biológico ou contato com doenças altamente transmissíveis”, ressalta.

Para ter acesso ao CRIE, é necessário que o paciente apresente prescrição médica com a vacina ou imunobiológico indicado, além de um relatório clínico detalhado da condição de saúde. “Após a triagem técnica, a equipe do CRIE avalia a documentação e, se o caso estiver contemplado nas normas do Ministério da Saúde, o imunobiológico é disponibilizado”, conclui a médica.

O CRIE do Hospital Infantil Lucídio Portella funciona nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias