A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, nesta semana, uma visita ao projeto Ninho do Verde, uma iniciativa ambiental localizada na zona norte de Teresina que alia compostagem de resíduos orgânicos, destinação correta de recicláveis e proteção animal.
O projeto é idealizado por Lígia Rocha, ativista ambiental e empreendedora ecológica, e representa um importante avanço nas práticas sustentáveis no Piauí. O espaço também abriga o primeiro pátio de compostagem do Piauí com licença ambiental.
“Depois de dois anos, conseguimos a licença. Isso nos dá respaldo para continuar promovendo educação ambiental e espalhando os benefícios da compostagem por todo o estado”, explicou Lígia. “A compostagem é uma transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Além de não gerar gases de efeito estufa, ela estimula a responsabilidade individual com os resíduos que produzimos”, complementou.
A diretora de Mudanças Climáticas da Semarh, Ruth Lima, destacou a importância do projeto para o futuro sustentável do estado e reafirmou o apoio da Semarh a iniciativas como essa.
“Projetos como o Ninho do Verde mostram que pequenas ações podem gerar grandes impactos ambientais positivos. A compostagem ajuda a reduzir emissões, contribui com a educação ambiental e fortalece a economia circular. É esse tipo de exemplo que queremos incentivar em todo o Piauí”, afirmou Ruth.
Mín. 21° Máx. 38°