O Piauí foi reconhecido e premiado nesta quinta-feira (07), em Brasília, como o estado mais digital do Brasil. O troféu do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025 foi entregue ao Governo do Piauí durante a 52ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), o maior seminário de tecnologia para a gestão pública do país.
O estado alcançou pontuação máxima em todas as categorias. Além do primeiro lugar no ranking geral, o Piauí alcançou o terceiro lugar na categoria “Inovação na Oferta de Serviços Digitais”.
Rafael Fonteles recordou que em 2024, o Piauí já havia conquistado a terceira colocação e, rapidamente alcançou a meta do primeiro lugar. “Mais uma vez, o Estado do Piauí é premiado nacionalmente. Não é mais concebível pensar qualquer política pública sem colocar como pilar a inovação, a tecnologia, a ciência. Conseguimos bater a meta em pouco tempo e nos tornarmos o estado mais digital do Brasil”, destacou o governador.
Para o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, o resultado destaca o esforço contínuo da gestão estadual em promover soluções tecnológicas que garantam serviços públicos mais acessíveis, eficientes
e digitais. “Esse resultado é fruto de um esforço conjunto, um movimento de transformação digital no Piauí, desenvolvendo soluções e
conectando o cidadão aos serviços públicos com mais eficiência, transparência e inovação”, frisou.
O secretário de Inteligência Artificial do Piauí, André Macêdo, que também participou da premiação, aribuiu o resultado ao trabalho desenvolvido em conjunto pelos órgãos estaduais. “São vários os casos de sucesso no nosso estado de transformação digital. É um trabalho colaborativo entre Etipi, Sia, Sead e vários parceiros do governo. O reconhecimento chegou e a meta que o governador Rafael estabeleceu de ser o estado mais digital do Brasil foi concretizado”, comemorou.
Casos de sucesso do Piauí como estado digital
Em seu discurso, Rafael Fonteles falou sobre duas soluções desenvolvidas no Piauí, por meio do uso da tecnologia, que melhoraram a vida dos piauienses: os programas Piauí Saúde Digital e o de Recuperação de Celulares. Este último, lembrou o governador, “foi incorporado pelo Ministério da Justiça e já foi adotado por mais de 20 estados do Brasil”.
Desde o lançamento, o Piauí Saúde Digital já realizou 700 mil procedimentos, com tempo médio de espera de até uma semana. Além de estar presente em mais de 1.100 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Piauí Saúde Digital também está na palma da mão, por meio do celular. Disponível nos 224 municípios piauienses, o programa oferece consultas com clínico-geral 24 horas por dia, além de dez especialidades médicas e dois atendimentos multiprofissionais.
Já o protocolo de Recuperação de Celulares é responsável pela queda de 19% dos furtos de celulares em comparação com 2022. No comparativo entre os primeiros semestres de 2025 e 2022, houve um aumento de 100% na recuperação de aparelhos: 1.402 celulares foram recuperados aos proprietários em 2025, contra 701 no mesmo período de 2022.
Índice ABEP-TIC
O Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais foi criado pela Associação
Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC) com o objetivo de medir o avanço da transformação digital nas unidades da federação. A metodologia envolve múltiplas dimensões e indicadores, avaliando o nível de digitalização
dos serviços públicos oferecidos, a eficiência na gestão digital e o foco no cidadão.
Mín. 21° Máx. 38°