Quinta, 07 de Agosto de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Política Isenção do IR

Com a saída da oposição do plenário, Senado aprova fim do Imposto de Renda para rendas de até dois salários mínimos

Medida pode beneficiar até 10 milhões de brasileiros e agora aguarda sanção presidencial

07/08/2025 às 15h54
Por: Vanilson Brito Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Com a saída da oposição do plenário, Senado aprova fim do Imposto de Renda para rendas de até dois salários mínimos

A proposta aprovada pelos senadores tem o mesmo conteúdo de uma medida provisória editada em abril, que perderia a validade na próxima segunda-feira (11/8).

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (7/8), o projeto que reajusta os limites da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e mantém a isenção para contribuintes com renda mensal de até dois salários mínimos atualmente, R$ 2.824. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 10 milhões de trabalhadores e aposentados.

A versão aprovada pelo Senado mantém o mesmo teor da medida provisória publicada em abril, que expiraria na segunda-feira (11). A MP também reajustou as alíquotas da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), medida que, segundo o Ministério da Fazenda, estende os benefícios a contribuintes de maior renda ao promover um reajuste parcial da tabela, que estava defasada.

Na votação, o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), justificou a proposta como uma ação de equidade tributária. "Quem recebe até dois salários mínimos, seja trabalhador ou aposentado, não paga Imposto de Renda. É uma medida que traz mais justiça", declarou. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) chegou a sugerir uma emenda para estender a isenção a quem ganha até R$ 5 mil, mas desistiu após Wagner lembrar que há um projeto com essa mesma finalidade em análise na Câmara.

Mesmo retirando a emenda, Viana chamou atenção para os impactos fiscais da proposta e pediu alternativas que não elevem a carga tributária. 

“A sociedade brasileira hoje não aguenta mais que majoremos impostos. A carga tributária chegou a um ponto que compromete a sobrevivência de pequenas empresas”, disse o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Politica em Foco
Politica em Foco
Sobre Nesta editoria, você acompanha de perto os principais fatos que movimentam o mundo político no Piauí, Ceará, Maranhão e em todo o Brasil. Aqui, reunimos análises, bastidores, decisões de impacto e os desdobramentos que influenciam a vida dos cidadãos.
Teresina, PI Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 38°C 22°C
Sáb 38°C 21°C
Dom 39°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias