
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aplicou uma multa de 500 UFP-PI ao prefeito de São Julião, Renaldo Ramos Rodrigues, após julgar procedente uma representação que apontava irregularidades na contratação de pessoal. A decisão foi relatada pela conselheira Rejane Dias e determina que o município realize um concurso público ainda em 2025, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo o TCE, São Julião não realiza concurso para cargos efetivos desde 2006, recorrendo a seleções simplificadas para funções permanentes — prática considerada irregular. O edital nº 03/2025, voltado à contratação de professores, não estava autorizado pela LDO, o que contraria o artigo 169 da Constituição Federal, que exige previsão legal para despesas continuadas com pessoal.
Além disso, a fiscalização identificou falhas na prestação de contas do município, como a ausência de informações completas no sistema RHWeb e o descumprimento de um aviso emitido pelo próprio Tribunal em janeiro de 2025. Como medida corretiva, o TCE determinou que os contratos temporários do edital nº 003/2025 tenham validade máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, e que todos os atos relacionados ao processo seletivo sejam devidamente cadastrados no RHWeb.
O Tribunal também reforçou que está intensificando a fiscalização sobre admissões em prefeituras e câmaras municipais. Em maio, notificou gestores para que incluam autorizações específicas na LDO de 2026 caso pretendam realizar concursos no próximo ano.
Justiça Fórum Eleitoral de Teresina terá segurança reforçada para audiência com vereadora Tatiana Medeiros
Política - PI Flávio Nogueira defende foco exclusivo do PT na própria chapa eleitoral
Politica-PI Alepi deve convocar até 15 aprovados em concurso ainda em outubro, diz presidente
Mín. 26° Máx. 40°