
Durante a visita, os avaliadores visitaram setores como a UTI Adulto, clínicas médicas, além do administrativo
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), equipamento da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), manteve sua Acreditação em Excelência – Nível 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Localizado no bairro Messejana, em Fortaleza, o hospital é referência em atendimentos secundários, oferecendo serviços especializados de média complexidade.
Com a manutenção do selo máximo da ONA, o HGWA integra o seleto grupo de 51 hospitais públicos brasileiros com essa chancela. Na capital cearense, é o único na categoria “Serviços Hospitalares” com a certificação. A auditoria foi realizada por avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que visitaram todos os setores da unidade, desde áreas assistenciais até setores de apoio.
Segundo a gerente de risco do hospital, Djane Filizola, o resultado reforça o compromisso contínuo da instituição com a segurança e a qualidade. “A acreditação é fundamental para garantir que o atendimento oferecido seja seguro e de qualidade. Esse processo avalia práticas e rotinas, ajudando a identificar melhorias e fortalecer a cultura de segurança. Quando um hospital é acreditado, ele demonstra compromisso com padrões elevados, transmitindo confiança a pacientes, familiares e profissionais. É um caminho contínuo, que resulta em cuidados mais humanos e responsáveis”, destaca.

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, também celebrou a conquista e ressaltou o trabalho de todos os trabalhadores da saúde. “Temos muito orgulho desse momento. Isso significa oferecer o melhor para o nosso paciente. Ter uma avaliação que confirma que nossos processos estão corretos é extremamente importante. Somos mais de mil trabalhadores que traduzem esse sentimento de orgulho”, afirma.
A ONA certifica instituições de saúde que atendem a padrões rigorosos de qualidade, segurança do paciente e gestão. A acreditação funciona como uma garantia para a população de que aquela unidade segue processos seguros, bem estruturados e alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais.
Durante o processo de acreditação, são avaliados diversos aspectos da instituição, como a adoção de práticas seguras, a padronização de rotinas, a organização dos fluxos de atendimento e a qualidade da assistência prestada. Também são analisadas a capacitação das equipes, a estrutura física e tecnológica, a manutenção de equipamentos e o monitoramento de indicadores assistenciais.

O HGWA completará 23 anos de fundação em dezembro deste ano. Em novembro de 2022, a unidade recebeu o prêmio de segundo melhor hospital público do Brasil em um ranking organizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES). O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos, além do setor administrativo. Entre os serviços ofertados pelo equipamento, estão internações, cirurgias, consultas e exames.
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato
Saúde Cirurgião explica nova tendência de cirurgia pescoço
Saúde Cirurgião plástico comenta tendências de cirurgias faciais Mín. 26° Máx. 38°