Sexta, 04 de Abril de 2025
26°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Sesapi realiza treinamento para esclarecer processo de cadastro dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), em parceria com a Planificação do SUS (Pl...

04/04/2025 às 12h48
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), em parceria com a Planificação do SUS (PlanificaSUS), realizou um treinamento online com gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) dos municípios do Território dos Rios Piauí e Itaueira: Guadalupe, Landri Sales, Marcos Parente, Jerumenha e Porto Alegre. Esses municípios participam da Planificação do SUS.

O objetivo do treinamento foi esclarecer o processo de cadastro dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) no Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para que os municípios realizem as notificações.

“O treinamento forneceu orientações detalhadas sobre o acesso ao Notivisa, destacou a importância das notificações e explicou, passo a passo, como os profissionais de saúde devem realizar as notificações de forma eficiente”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Notivisa, plataforma web criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo receber notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas a desvios de qualidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária e a incidentes ocorridos na assistência à saúde. Esse sistema é uma ferramenta importante para garantir a segurança do paciente e melhorar a qualidade dos serviços de saúde no país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sistemas de notificação de incidentes, como o Notivisa, têm a função essencial de investigar e analisar dados relacionados a eventos adversos, permitindo a implementação de recomendações que promovam mudanças nos processos das organizações de saúde, com o objetivo de reduzir ou eliminar ocorrências semelhantes no futuro.

O treinamento destacou ainda que todos os serviços de saúde, públicos ou privados, devem notificar eventos adversos, conforme a RDC 36/2013/Anvisa, incluindo profissionais de saúde e empresas detentoras de registros de produtos sob vigilância sanitária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias