
A realidade encontrada hoje pelos empreendedores que desejam abrir uma empresa no Piauí é totalmente diferente de décadas atrás. Ano a ano, o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), vem implementando soluções inovadoras que simplificaram processos e ampliaram a oferta de serviços digitais.
Nesse sentido, a Jucepi encerra 2024 com avanços significativos que reforçam seu compromisso com a modernização e a eficiência no atendimento ao cidadão e ao empreendedor. Isso alinhado à gestão do governador Rafael Fonteles, que tem como meta desburocratizar e agilizar os serviços públicos.
Entre as conquistas mais relevantes do ano, destacam-se a implementação eletrônica de todos os serviços destinados aos leiloeiros oficiais como inscrição, recadastramento, certidões, livros e carteira digital que podem ser solicitados diretamente pelo portal Gov.Pi Empresas. A iniciativa beneficia os 15 leiloeiros registrados no estado, eliminando a necessidade de procedimentos presenciais e tornando o processo mais ágil e acessível.
Entre os leiloeiros beneficiados está Érico Sobral, que atua na área há 9 anos, e participou do processo de transição da Jucepi para o digital. Ele relatou como a ferramenta facilitou sua rotina profissional e tornou os processos mais rápidos.
“Isso é muito bom para a gente, porque acaba trazendo um ganho de tempo e produtividade. Em vez de eu ir à Junta ou contratar alguém para emitir uma certidão, a gente consegue fazer tudo pela internet. Nossa carteira de leiloeiro hoje também está no aplicativo e isso traz uma modernidade”, relata o profissional.

“Sempre acompanho a atualização dos sistemas, no começo era algo muito superficial, com o tempo, foi se modernizando. Hoje, já estamos no Gov.Pi e agora conseguimos emitir nossa carteira de leiloeiro diretamente de lá. Isso traz mais segurança, modernidade e nos faz sentir valorizados. A modernização desse sistema pela Junta Comercial é algo muito importante para nós, leiloeiros”, finalizou Érico Sobral.

Deferimento automático de livros: Agilidade para contadores e empresas
Outro avanço significativo foi o deferimento automático de livros societários, que transformou um processo historicamente lento e burocrático em uma operação ágil e eficiente. Antes, a autenticação de livros levava até um mês, mas agora é feita em minutos, desde que o documento esteja dentro dos padrões exigidos pelo sistema.
O contador Bruno Leal compartilhou sua visão sobre essa modernização que tem impactado positivamente sua rotina e a de diversos profissionais da área.
“A questão dos livros automáticos facilitou demais a vida, tanto a minha como contador quanto a do cliente. Antigamente, era um processo muito trabalhoso: o livro manuscrito precisava ser colado folha por folha, levado à Junta Comercial e aguardava semanas para a autenticação. Hoje, tudo mudou. Você paga a taxa, a compensação ocorre no mesmo dia e, às vezes, em minutos, o livro já está disponível e autenticado. Ficou muito prático, principalmente para quem precisa registrar balanços”, destacou o profissional.

Ele também comentou que utiliza diversos serviços oferecidos pela Junta e se surpreende com a celeridade em relação a outros estados.
“Eu já cheguei a dar entrada em livros que demoravam de 15 dias a um mês para serem autenticados. Hoje, em menos de 15 minutos, já temos o livro autenticado. Essa rapidez, às vezes, impressiona pessoas de outros estados, pois o Piauí já é destaque em relação à agilidade para abrir uma empresa ou fazer um aditivo”, disse Bruno Leal.
Ações que transformam o dia a dia de profissionais e empresários ao agilizar serviços
A digitalização também abrangeu a emissão de certidões e segundas vias, reduzindo o tempo de espera para minutos. Além disso, foi ampliada a integração com órgãos como Receita Federal, estados e municípios, facilitando processos de abertura, baixa e alteração de empresas.
Outro destaque da Jucepi foi a introdução da funcionalidade para transformação de empresas sob o regime “Inova Simples” em sociedades empresárias, estimulando a formalização de startups. A ferramenta, acessível online pelo Gov.Pi Empresas, apoia o crescimento e a inovação tecnológica, promovendo geração de emprego e renda no estado.

Já no segundo semestre de 2024, a Junta passou a aceitar o pagamento de taxas via Pix, utilizando QR codes nos boletos. A medida visa agilizar o processamento de serviços, beneficiando empresários e contadores. Além da Jucepi, órgãos como a Vigilância Sanitária (Divisa) e o Corpo de Bombeiros (CBMEP) também adotaram essa opção, reduzindo o tempo de espera para a liberação dos serviços.
As inovações implementadas pela Jucepi em 2024 têm transformado o dia a dia de profissionais e empresários no Piauí. Micro e pequenos empreendedores conseguem abrir empresas em menos de 24 horas, facilitando o aproveitamento de oportunidades de negócios e incentivando o desenvolvimento econômico no estado.
“A Jucepi está sempre inovando, procurando oferecer uma condição para o ambiente de negócio, oferecendo para o empresário uma facilidade nessa comunicação entre o empreendimento e o próprio órgão em si, e é aquela história, você não pode parar, você tem que buscar sempre uma maneira de ter mais celeridade e mais segurança para oferecer um serviço melhor, buscar um ambiente mais saudável e seguro” enfatizou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

A presidente reforçou ainda que a Jucepi iniciou o uso de inteligência artificial (IA) no Portal Gov.Pi Empresas para oferecer mais recursos ao usuário que acessa os serviços da plataforma, e que uma das metas de 2025 é a ampliação dos serviços por meio da tecnologia.
Com as conquistas de 2024, o órgão se consolida como referência na desburocratização e digitalização, promovendo impactos positivos na vida de seus usuários e contribuindo para o crescimento econômico do estado.
Governo Governo lança programa que reduz valor da passagem do transporte alternativo metropolitano
Piauí Governo do Piauí convoca aprovados para curso de formação do concurso de Bombeiros Militares; veja lista
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão Mín. 23° Máx. 35°