
A dinâmica de migração do interior para a capital em busca de melhores oportunidades fez com que, nas décadas de 1970 e 1980, Teresina registrasse um grande crescimento de sua população. Na época, a extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) construiu diversos conjuntos habitacionais para abrigar famílias. Hoje, quase 60 anos após a inauguração do primeiro residencial construído pelo Governo do Estado, bairros como Parque Piauí, Mocambinho, Saci e Itararé se tornaram grandes cenários de desenvolvimento e integração da cidade.
Em comemoração ao aniversário de 172 anos de Teresina, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI) destaca a significativa contribuição do Governo do Estado na consolidação de bairros fundamentais para o desenvolvimento urbano e econômico da capital. O relato de quem viu, de perto, a transformação desses espaços traz a dimensão da importância das políticas de habitação para garantir cidadania e qualidade de vida às pessoas.

O Parque Piauí foi o primeiro residencial construído pela extinta Cohab. Situado na zona sul da capital, tornou-se um símbolo de acolhimento e crescimento, evoluindo de uma área residencial inicial para uma comunidade vibrante com infraestrutura robusta, comércio ativo e uma forte sensação de comunidade entre seus mais de 12 mil moradores.

Cícero Pereira dos Santos, aposentado, 77 anos, acompanhou de perto essa transformação. Foi um dos primeiros moradores e se engajou em mutirões para melhorias na igreja católica, mercado e praças. Casado, pai de cinco filhos, considera o Parque Piauí como uma extensão do seu lar. “O Parque Piauí é mais que um bairro, é um berço, um lar para mim. Sou muito feliz em ser parte da história desse lugar e ter parte da minha vida aqui”, diz o aposentado.

Localizado na zona norte de Teresina, o bairro Mocambinho é um dos mais populosos dessa região. Construído na área de uma antiga fazenda de mesmo nome, as mais de 5 mil unidades habitacionais foram entregues em três etapas nos anos de 1982, 1983 e 1985.
Os imóveis padronizados, com paredes brancas e alinhados em quadras, ao longo dos anos ganharam contornos, cores e outras características a partir das necessidades e preferências de seus moradores.

“Lembro que chegamos ao Mocambinho em julho de 1983, e um fato interessante e engraçado é que a gente às vezes se perdia, porque as casas eram todas na mesma cor e não tinha número, nem muros. Na época, não havia muita estrutura, mas a partir da organização de vários movimentos, mutirões, fomos conquistando vários serviços e equipamentos urbanos para o Mocambinho”, lembra a servidora pública Francisca Mascarenha, 74 anos, moradora do bairro.

Além das melhorias habitacionais feitas ao longo das últimas décadas, o Mocambinho é conhecido pelo seu Parque Ambiental, situado no entorno de uma lagoa que leva o mesmo nome do bairro e preserva uma importante área verde na cidade.
Crescimento e desenvolvimento
Os bairros Saci e Itararé, também construídos pelo Governo do Estado, foram parte de um esforço contínuo de promover habitação acessível e de qualidade para a população em crescimento. Ambos foram planejados para atender à demanda habitacional e estimular o desenvolvimento econômico local.

O Saci, localizado na zona sul, conhecido por sua infraestrutura organizada e áreas verdes, atraiu muitas famílias ao longo dos anos e se tornou uma região próspera e bem estruturada. Uma dessas famílias foi a do comerciante José Guido de Oliveira, 80 anos, proprietário de uma pastelaria tradicional na principal avenida do bairro. “Chegamos ao Saci em novembro de 1978 e vivi toda a transformação desse bairro. Hoje não troco o Saci por nenhum outro bairro de Teresina”, resume o senhor Guido.

O Itararé, que se destaca por seu comércio dinâmico e por ser um importante pólo residencial e econômico da capital, é denominado por muitos como uma “cidade dentro da cidade”, exatamente pela gama de serviços e instituições que concentra. Os mais de 7 mil imóveis entregues, entre os anos de 1978 e 1980 às famílias, fizeram do hoje chamado bairro Dirceu Arcoverde I e II, o maior e mais populoso da capital.7

“A história de Teresina é marcada pela atuação do Governo do Estado na promoção de políticas habitacionais que transformaram a capital em um lugar de oportunidades e qualidade de vida. Bairros como Mocambinho, Parque Piauí, Saci e Itararé são testemunhos vivos desse compromisso com o desenvolvimento urbano e econômico, refletindo o progresso contínuo e a melhoria das condições de vida de seus moradores”, destaca Carlos Edilson, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí.
CONFIRA MAIS FOTO A SEGUIR
Mais fotos do bairro Parque Piauí
Mais fotos do bairro Saci
Mais fotos do bairro Dirceu
Mais fotos do bairro Mocambinho
Geral STJ restabelece setença de mulher ligada ao crime organizado a 82 anos
Governo Maternidade Nossa Senhora da Penha promove diálogo com gestantes sobre transmissão vertical do HIV
Pagamento Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina encerram paralização após empresa efetuar pagamentos Mín. 22° Máx. 35°