
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMPI) encerra 2025 com um balanço que combina modernização tecnológica e expansão territorial. Com um investimento superior a R$ 10 milhões, a corporação não apenas renovou sua frota e equipamentos, mas também deu passos decisivos para descentralizar o atendimento, levando segurança a diversas regiões no estado.
O aporte financeiro permitiu a entrega de sete novas viaturas, incluindo quatro caminhões de combate a incêndio (Auto Bomba Tanque) e ambulâncias para resgate pré-hospitalar. A tecnologia também chegou ao ar e à água: a corporação adquiriu drones para monitoramento estratégico e 100 uniformes com máscaras de última geração para operações de mergulho.

Um dos marcos do ano foi a inauguração do 3° Subgrupamento em Esperantina, homenageando o ambientalista José Luiz Pereira Filho. Foi assinada ainda, a ordem de serviço para o primeiro quartel de Bom Jesus, no coração do agronegócio piauiense.
“O planejamento prevê novas unidades em Campo Maior, Corrente e Uruçuí, além de estudos para Paulistana e Valença”, assegurou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. “Levaremos essa estrutura para todo o território, conforme a orientação do governador Rafael Fonteles”.

A instituição ganhou o reforço de 272 novos alunos no Curso de Formação de Soldados, que se somam aos 205 militares nomeados no ano anterior. A valorização também se deu na carreira: 24 praças e oficiais foram promovidos em 2025, fortalecendo a hierarquia e a liderança interna.

O reflexo do investimento aparece nos dados oficiais do SINESP VDE. O aumento na capacidade de resposta resultou em um crescimento significativo das ocorrências atendidas:
Resgates em água:
Resgate de animais:
Incêndio urbano:
Incêndio florestal:
O comandante operacional, coronel Egídio Leite, explica que o salto nos números não indica apenas mais acidentes, mas sim uma maior capacidade de presença. “O aumento é resultado direto de termos mais agentes, mais viaturas e condições de ampliar o número de guarnições em atividade”, pontuou.
Criado em 1944, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí atua em diversas frentes como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, e ações de Defesa Civil. Com mais de oito décadas de história, a corporação segue sendo referência em coragem, compromisso, disciplina e serviço à comunidade.
Para o comandante-geral, coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, o ano foi de consolidação. “Encerramos 2025 com a certeza de que avançamos consideravelmente. Seguiremos firmes, porque proteger vidas é, e sempre será, a nossa maior missão. O CBMEPI está pronto para 2026”, finalizou.

Governo Cantata Natalina emociona visitantes na Vila Encantada do Ipem, em São Luís
Governo Paciente recebe ativação de sistema de estimulação cerebral para tratamento de Parkinson no HCM
Piauí Governo do Piauí divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026
Governo Retrospectiva 2025: Governo do Maranhão amplia capacidade de negócios, atrai R$ 3 bilhões em investimentos e consolida o Itaqui como um dos principais complexos portuários do Brasil
Piauí Piauí supera marca de 10 mil famílias beneficiadas com título de terra e alcança 50 territórios tradicionais com regularização fundiária
Governo RETROSPECTIVA 2025 - Maranhão fecha o ano com redução expressiva nos principais indicadores de violência Mín. 21° Máx. 33°