
O Maranhão está encerrando o ano de 2025 como um marco importante para o desenvolvimento econômico do estado. Ao longo do ano, o Governo do Maranhão manteve uma forte política de atração e manutenção de negócios, totalizando R$ 3 bilhões em novos investimentos. Neste contexto, o Porto do Itaqui superou o total de cargas movimentada em 2024 e, em 2025, tornou-se o segundo maior ano da história do porto. Além dos resultados operacionais, este ano também foi um período de avanços no relacionamento comercial do Porto do Itaqui.
Segundo a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), por meio da Lei de Incentivo Fiscal (Lei Nº 10.690/2017) foram concedidos 45 novos benefícios ao longo do ano, representando um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões. A lei também garantiu a renovação dos incentivos já em vigência no estado com a renovação de 111 concessões.
O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ressaltou que, com as políticas executadas pela secretaria, aliadas às demais pastas de governo, foi possível expandir o ambiente de negócios do estado. “Hoje, o Maranhão é cada vez mais competitivo, atrativo e preparado para receber investimentos. E, com isso, vem resultados em cadeia: geração de emprego, renda e desenvolvimento para os municípios e para toda a população maranhense. Nós celebramos os resultados deste ano, focados nos avanços que buscamos conquistar em 2026”, assinalou.
Grandes investimentos no Maranhão
Com o incentivo, as empresas podem se instalar ou expandirem suas operações no Maranhão. É o caso da Solar Coca Cola, que inaugurou sua nova linha de produção de embalagens pet em São Luís, com investimentos na ordem de mais de R$ 150 milhões, ampliando em 45% a capacidade produtiva, criando novos postos de trabalho. A modernização também permitirá que a unidade alcance autossuficiência na produção de garrafas pet, que abastecerá os mercados do Piauí e de Tocantins.
Através dessa política, também se deu a inauguração da Inpasa, na cidade Balsas, que tem capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, colocando o Maranhão em posição de destaque no mapa agroenergético brasileiro. Construído em tempo recorde, graças ao apoio do Governo do Maranhão, o empreendimento gerou mais de 4.500 mil empregos diretos e indiretos na fase de obras e emprega atualmente mais de 500 funcionários, priorizando mão de obra local.
Outras empresas incentivadas que investirão no Maranhão a partir de benefícios fiscais concedidos ou renovados em 2025 são Gees S/A, Alcoa, Ambev, Agrossera e Maity Bioenergia. Júnior Marreca destaca, ainda, que as ações resultantes das políticas e programas executados pela Seinc se refletiram no desempenho positivo da economia maranhense ao longo de 2025, com o PIB crescendo 5,2% no segundo trimestre na comparação interanual, acumulando uma alta de 3,7% até junho.
“Devido a essa performance, a projeção de crescimento do PIB para o Maranhão em 2025 foi revisada para 3,5%. O principal motor desse crescimento foi o setor da Indústria, que registrou um incremento de 21,1% no 2º trimestre de 2025, com destaque para a Construção, Indústria de Transformação e Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), e tem uma projeção de crescimento anual de 3,3%”, explicou Júnior Marreca.
Uma pesquisa publicada em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados referentes a 2023, a Pesquisa Industrial Anual (Empresa e Produto) (PIA) mostrou que, no Maranhão, o número de plantas industriais em funcionamento atingiu o ponto mais alto da série histórica iniciada em 2007, o que impulsionou o número de pessoas empregadas, consequentemente, a renda per capita no estado.
Em relação ao comércio, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista avançou 2,5% em agosto de 2025 em relação ao mês anterior, sendo o terceiro resultado positivo consecutivo, colocando o estado na segunda posição nacional em crescimento, atrás apenas do Rio Grande do Norte (2,6%). Com o desempenho de agosto, o Maranhão alcançou o melhor patamar de vendas desde o início das pesquisas do IBGE em 2000.
Apoio ao empreendedorismo
Por meio da Seinc, o Governo do Maranhão também executou diversas ações de apoio ao empreendedorismo como o Armazém do Empreendedor, que em 2025, chegou à marca de cerca de 500 empreendimentos de pequeno e médio porte e diversos segmentos, atuando como uma vitrine de produtos e serviços genuinamente maranhenses por meio da participação em feiras e exposições ocorridas em todo o estado. A ação estimula os empreendedores a prospectar oportunidades de inserção em novos mercados, ao mesmo tempo em que divulga as cadeias produtivas do Maranhão por meio dos produtos e serviços dos empreendimentos.
Já o Programa Juro Zero garante apoio a microempreendedores formais e informais, MEI’s, pessoas beneficiárias de programas sociais e empreendimentos liderados por mulheres. Em 2025, além dos juros dos créditos concedidos totalmente subsidiados pelo governo estadual, o valor do microcrédito aumentou para R$ 22 mil.
Para a microempreendedora Michele Ribeiro, que há quatro anos trabalha no ramo de confeitaria e participou do lançamento do programa em São Luís, em outubro deste ano, o Juro Zero é uma oportunidade única para alavancar o seu empreendimento.
“Eu vejo esse programa como uma grande oportunidade para o microempresário, para quem está começando, para quem é autônomo e que precisa de um capital de giro. Decidi abraçar essa oportunidade como forma de crescer o meu negócio”, relatou Michele Ribeiro.
O governo executa também o Programa Trabalho Jovem com o objetivo de promover o ingresso do jovem maranhense no mercado de trabalho. Este ano, foram disponibilizadas 6 mil vagas de estágio, das quais 2 mil foram destinadas aos órgãos públicos e 4 mil às empresas credenciadas. Os estagiários sorteados receberam uma bolsa de R$ 600 mensais no período do estágio.
Em 2025, o programa chegou a 114 cidades do Maranhão, 45 a mais que em 2024. Outros dois recordes alcançados pelo Trabalho Jovem Eixo Estágio Social em 2025 foi o número de inscrições, que passou de 27 mil, e de empresas inscritas para contratarem os jovens em vagas de estágio na iniciativa privada, que foi de 1.308.
Para muitos, essa é a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. É o caso da universitária Gilcinay Almeida, da cidade de Cantanhede. “Graças ao Programa Trabalho Jovem, eu consegui meu primeiro contrato profissional para 2025”, comemorou a recém-contratada.
Porto do Itaqui como motor de desenvolvimento
O Porto do Itaqui, sob a gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), passa por um momento histórico com uma série de obras em andamento, consolidando-se como um dos principais e mais modernos complexos portuários do Brasil. Entre os projetos mais emblemáticos está o Berço 98, que ampliará a capacidade de exportação do Itaqui em 8 milhões de toneladas por ano e elevará o faturamento anual em cerca de 20%.
Até novembro de 2025, o Porto do Itaqui movimentou 34,3 milhões de toneladas, superando o total registrado em 2024 e consolidando 2025 como o segundo maior ano da história do porto. Esse marco foi alcançado em 27 de novembro, com a saída do navio Torm Gitte, responsável pela descarga para terminais e operações STS (ship-to-ship) para dois navios, totalizando 109.525 toneladas de Diesel S10.
O ano também foi marcado por recordes mensais: em julho e agosto, o Itaqui atingiu cerca de 3,86 milhões de toneladas movimentadas, superando duas vezes seu melhor desempenho histórico. Entre os principais destaques está a soja, que já ultrapassou 15 milhões de toneladas, um crescimento superior a 15% em relação a 2024. A expansão da soja reforça a relevância nacional do Itaqui como rota estratégica para o escoamento de grãos.
Oquerlina Costa, presidente da Emap, ressaltou os resultados históricos do Porto do Itaqui. “Esses números sinalizam a nossa força logística e reafirma a relevância do Maranhão no cenário nacional, especialmente no escoamento de grãos e na distribuição de combustíveis para o Norte e Nordeste. Cada avanço foi possível a partir de um planejamento estratégico realizado ao longo do ano de todos os setores do porto, seja no operacional, no meio ambiente ou nas nossas iniciativas de inovação, que otimizam processos e elevam o nome do Itaqui”, assinalou.
Destaque também para o avanço nas importações de fertilizantes, que vêm crescendo ano após ano. Em 2024, pela primeira vez, foram importadas mais de 4 milhões de toneladas. Em 2025, essa marca já foi superada: até novembro, o porto registrou 4,2 milhões de toneladas, consolidando o melhor resultado da história para esse segmento.
Outro destaque foi o início das operações STS no berço 108, em julho, que, somadas às operações no berço 106, ampliaram a capacidade de distribuição de combustíveis. Essa expansão fortalece o Itaqui como um hub estratégico para o Norte e Nordeste, graças à sua profundidade, capacidade para grandes navios e eficiência operacional.
Aumento no fluxo de embarcações
Esses resultados também se refletem no fluxo de embarcações. Ao longo de 2025, o Itaqui já recebeu 930 navios, número que deve crescer com as operações previstas para dezembro, aproximando-se do total de 986 embarcações registradas no ano passado. A expectativa é de que o porto encerre 2025 com marcas ainda mais expressivas, podendo, inclusive, se aproximar do recorde histórico registrado em 2023.
Além dos navios de carga e descarga, destacam-se, entre as embarcações que atracaram no Porto do Itaqui, em 2025, o navio Ramform Titan, da empresa norueguesa TGS, maior navio de pesquisas sísmicas do mundo, que realizou mapeamento geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e de Barreirinhas, duas das cinco bacias sedimentares que compõem a Margem Equatorial Brasileira (MEB).
Também aportou no Itaqui o cruzeiro de luxo SH Vega, da companhia suíça Swan Hellenic. O porto voltou a receber um navio de cruzeiro após quase uma década, abrindo novas perspectivas para o turismo internacional. O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140), considerado o maior navio de guerra da América Latina, também atracou no Itaqui, atraindo a atenção de grande público.
Perspectivas positivas para 2026
Oquerlina Costa garantiu que para 2026 as perspectivas são ainda mais promissoras. “Com a conclusão do Berço 98 e a expansão das operações STS, o Porto do Itaqui seguirá crescendo como um hub logístico estratégico, atraindo novos negócios e ampliando sua competitividade. Nosso compromisso é continuar investindo em infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade para que o Maranhão esteja cada vez mais integrado às cadeias globais de comércio e preparado para gerar oportunidades para a população”, pontuou.
Com todos estes investimentos, o Porto do Itaqui fortalece seu papel como motor de desenvolvimento econômico do Maranhão e do Brasil. Além de modernizar sua infraestrutura, o complexo portuário expande sua capacidade de atendimento, assegura maior segurança e sustentabilidade nas operações e gera oportunidades econômicas para a região.
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