
A política de regularização fundiária no Piauí alcançou, nos últimos três anos, a marca de mais de 10 mil famílias beneficiadas com documentos definitivos de propriedade de terra. As ações foram executadas em 197 dos 224 municípios piauienses. E o ano de 2025 foi marcado pelo ritmo acelerado no processo de titulação, tendo a frente o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).
A agilidade na entrega é resultado de uma combinação de fatores: investimento em tecnologia (como o uso de georreferenciamento e sistemas de peticionamento eletrônico), gestão eficiente e a valorização e capacitação contínua das equipes. Juntos, esses elementos simplificam o processo tanto para produtores rurais quanto para o reconhecimento de comunidades tradicionais.
Um dos focos neste ano foi a garantia de direitos de povos e comunidades tradicionais (PCTs). O Piauí ampliou o número de territórios coletivos reconhecidos e em processo de titulação, passando a ter 50 territórios tradicionais com ações ativas de regularização.

Um dos exemplos de ação de grande relevância social foi o avanço na regularização do Assentamento Macambira, no município de Batalha. Em junho, o Interpi realizou a entrega da primeira etapa de titulação, concedendo cerca de 600 títulos de propriedade definitiva. A medida encerra um longo período de insegurança jurídica, permitindo que as famílias do assentamento tenham acesso a crédito rural e a programas de incentivo à produção.
O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou que os números refletem uma priorização estratégica da gestão.
“Superar a marca de 10 mil famílias tituladas em tão pouco tempo só foi possível porque investimos em tecnologia e simplificação. Mas, além dos números gerais, nosso olhar está voltado para as comunidades que mais precisam. Titular 50 territórios coletivos e destinar centenas de títulos em Macambira não é apenas um avanço administrativo, é uma reparação histórica. A regularização fundiária no Piauí é uma ferramenta de desenvolvimento e justiça social”, afirmou o gestor.
O trabalho do Interpi em 2025 evidencia o uso da regularização fundiária como ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e a inclusão social no Piauí, garantindo o direito à terra e o acesso a políticas públicas.

Acidente Motociclista morre após bater em boi na BR-316 em Bom Jardim, no Maranhão
Polícia Homicídio em Bar na Zona Sudeste de Teresina
Violência Mulher morre após ter sido espancada com capacete pelo próprio companheiro em Alto Parnaíba, no MA
CNH Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará
Geral Uece coordena no Ceará pesquisa que avaliará o uso de cannabis em crianças com TEA
Segurança Homem em situação de rua é baleado no Centro de Teresina
Governo Fapema participa de agenda do Consórcio Nordeste e reforça articulação regional em ciência, tecnologia e inovação
Piauí Atualização cadastral e novas inscrições para o Orçamento Participativo Digital (OPA) do Governo do Piauí começam segunda (9)
Piauí Governo do Piauí inicia atualização cadastral e inscrição de novas entidades para o Orçamento Participativo Digital (OPA) a partir de segunda (9) Mín. 22° Máx. 33°