Quinta, 13 de Novembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Capital

Projeto cria campanha permanente voltada à redução da mortalidade materna na capital

O Projeto de Lei Nº 0210/2025, apresentado pelo vereador Dr. Joel (PSD), na Câmara Municipal de São Luís, propõe a criação da Campanha Municipal de...

13/11/2025 às 12h21
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
Compartilhe:
Foto: Leonardo Mendonça
Foto: Leonardo Mendonça

O Projeto de Lei Nº 0210/2025, apresentado pelo vereador Dr. Joel (PSD), na Câmara Municipal de São Luís, propõe a criação da Campanha Municipal de Orientação, Prevenção e Conscientização para a Redução da Mortalidade Materna. A proposição pretende somar-se às políticas públicas voltadas à Saúde da Mulher para garantir maior atenção à assistência prestada durante o período gestacional, no parto e no pós-parto.

De acordo com o texto do projeto, a campanha será realizada anualmente, na semana do dia 28 de maio, data que marca o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. O objetivo é promover ações educativas, avaliar os serviços oferecidos pelo Sistema de Saúde Municipal e incentivar a cooperação entre órgãos públicos e entidades civis.

Entre as metas previstas estão, a identificação dos fatores determinantes da mortalidade materna, o monitoramento dos indicadores de saúde, a avaliação da assistência médica prestada às gestantes e o estímulo à celebração de convênios que contribuam para reduzir os índices de mortalidade. “É necessário que o município tenha um olhar permanente e estruturado sobre esse tema, que ainda representa um grande desafio à saúde pública”, destacou o vereador Dr. Joel.

O parlamentar ressalta que a proposta tem caráter educativo e preventivo, com fins a sensibilizar profissionais de saúde e a população sobre a importância do acompanhamento adequado durante a gravidez. “A mortalidade materna é, em grande parte, evitável. Com informação, capacitação e políticas integradas esse cenário pode mudar para melhor”, avalia.

Ele acrescenta que a campanha tem papel fundamental na educação e sensibilização da população. “É preciso que as mulheres tenham acesso a informações claras sobre o pré-natal, o parto e o pós-parto, e que o sistema de saúde ofereça condições seguras em todas as etapas da gestação”, reforça.

Com parecer favorável das comissões de Saúde e Justiça, a matéria segue para votação no plenário da Câmara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias