
Em um movimento que reafirma o compromisso do Governo do Piauí com a modernização da gestão pública e o uso de tecnologias inovadoras, 36 servidores estaduais participaram da Jornada BIM 3.0, em Curitiba (PR).
A capacitação, coordenada pela Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), proporcionou dois dias de imersão em painéis e debates sobre a Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling), sendo encerrada com uma visita técnica à obra da Ponte de Guaratuba, referência nacional na aplicação da metodologia.
A ação integra o conjunto de premiações concedidas em julho de 2025, durante o evento Papo de Governança, quando seis órgãos estaduais foram reconhecidos com o Prêmio do Índice de Desempenho de Eficiência Governamental (IDEG), desenvolvido pela Seplan.

Durante o evento, os servidores participaram de uma série de painéis temáticos e apresentações técnicas conduzidas por especialistas e gestores públicos, que têm consolidado o uso do BIM no estado do Paraná, pioneiro na implementação da metodologia em obras públicas.
Durante o painel “BIM nos Governos Estaduais”, o Piauí apresentou suas primeiras experiências e projetos-piloto desenvolvidos com base na metodologia. O gerente de Ações Estratégicas da Superintendência de Monitoramento Estratégico da Seplan, Deusdete Lucas, destacou que o Estado já avança na adoção prática da ferramenta. “Apresentamos o projeto piloto 100% mapeado pelo BIM, que é a nova sede da Secretaria do Planejamento. Esse é um marco importante, porque significa que o Piauí já começa a transformar planejamento em realidade, utilizando tecnologia para dar mais previsibilidade e eficiência às obras públicas”, explicou.

O assessor técnico da SUME, Tom Munique, ressaltou o papel das reuniões e capacitações internas na disseminação do conhecimento entre os órgãos estaduais. “Temos feito um trabalho contínuo de integração entre as secretarias, preparando as equipes técnicas para que o BIM se torne parte da rotina dos futuros projetos do Estado. Essa jornada em Curitiba vem justamente reforçar esse processo de aprendizado e cooperação.”

A Secretaria da Educação (Seduc) também integrou o painel onde foi apresentado um dos primeiros projetos em desenvolvimento com o uso da metodologia, desenvolvido pelo Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Marocas Lima, localizado no litoral piauiense.
A gerente de projetos de Infraestrutura da Seduc, Isadora Atem, explicou que a modelagem digital tem permitido maior precisão e transparência no orçamento das obras. “O BIM permite que as informações cheguem automaticamente aos orçamentistas, garantindo dados mais exatos sobre materiais, custos e prazos. É uma mudança cultural e tecnológica que fortalece a gestão pública”, afirmou.
As discussões ao longo dos dois dias despertaram reflexões sobre os avanços necessários em cada órgão e as possibilidades de aplicação do BIM nos diferentes contextos da administração estadual.
O engenheiro civil Ricardo Lopes, da Secretaria das Cidades (Secid), destacou o caráter prático das apresentações. “As apresentações mostraram como o BIM pode transformar a forma de planejar e executar obras públicas. Aprendemos com quem já consolidou o uso dessa metodologia no país, e isso nos dá base para aprimorar nossos próprios processos. É um aprendizado que fortalece o compromisso do Governo do Piauí com a eficiência e a boa gestão dos investimentos”, avaliou.

O coordenador de Engenharia da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Vilané Neto, ressaltou o potencial do BIM para otimizar o monitoramento e o controle das obras. “Os painéis mostraram o quanto o BIM é capaz de otimizar o monitoramento das obras, melhorar o controle de prazos e contratos e garantir mais transparência na execução. Foi enriquecedor ver como o Paraná estruturou um sistema completo e eficiente. Voltamos inspirados a aplicar esse aprendizado na SAF, fortalecendo a cultura de planejamento com base em dados e resultados”, pontuou.
Já o representante da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Joaquim Henrique Neto, avaliou a jornada como uma experiência de transformação conceitual e prática. “O que vimos foi a aplicação do BIM como instrumento de modernização da gestão pública. Mais do que uma ferramenta digital, é uma metodologia que muda a forma de pensar, planejar e executar obras, garantindo mais eficiência e transparência. É esse olhar inovador que levamos de volta ao nosso órgão e que certamente influenciará os próximos projetos”, afirmou.
O último dia da jornada foi reservado para uma visita técnica à obra da Ponte de Guaratuba, município litorâneo do Paraná, um dos maiores empreendimentos de infraestrutura do estado, conduzido integralmente com o uso da metodologia BIM. A visita, guiada por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e da SEIL, onde permitiu aos servidores piauienses compreender na prática como o BIM tem sido aplicado desde a concepção até a execução da obra, atualmente com mais de 70% de conclusão.

Para Deusdete Lucas, a visita simbolizou o encerramento ideal da imersão. “Encerramos essa jornada com uma experiência que traduz tudo o que vimos nos painéis. A Ponte de Guaratuba é uma obra 100% planejada e executada em BIM, o que mostra o potencial dessa metodologia para transformar a gestão pública. Desde 2023, temos fortalecido esse diálogo entre Piauí e Paraná, e a partir de 2024 começamos a aplicar esse aprendizado na prática. Essa aproximação entre estados é fundamental para avançarmos juntos na modernização da administração pública”, afirmou.
A engenheira Tatiany Ribeiro, da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), também destacou o caráter inspirador da visita. “Estar no canteiro de uma das primeiras pontes do Brasil totalmente executadas em BIM é uma experiência ímpar. Vimos de perto como o Paraná já tornou essa metodologia uma realidade concreta. Voltamos ao Piauí com a certeza de que estamos no caminho certo, unindo conhecimento técnico, integração e inovação”, declarou.

Segurança Governadores do Nordeste reforçam união no combate ao crime organizado em reunião com Lewandowski
Geral Podcast Ajudante Digital, da Radioagência Nacional, completa um ano
Acidente - PI Acidente na PI-112 deixa dois ciclistas mortos
Piauí Durante operação, Imepi identifica suspeita de fraude eletrônica em cerca de 40 placas de postos de combustíveis
Piauí Durante operação, Imepi identifica cerca de 40 placas com suspesteita de fraude eletrônica em postos de combustíveis
Piauí Operação Carbono Oculto: Imepi identifica cerca de 40 placas de postos de combustíveis com suspeita de fraude
Piauí Operação Carbono Oculto: Imepi identifica cerca de 40 de postos de combustíveis com suspeita de fraude
Geral Porto do Pecém quebra novo recorde e já ultrapassa movimentação de contêineres de 2024 a dois meses do fim do ano
Piauí Governo do Piauí e Fiocruz fortalecem ações do programa Meninas e Mulheres na Ciência Mín. 25° Máx. 39°