
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) encontrou cerca de 40 placas com suspeita de fraude eletrônica em postos de combustíveis de Teresina e municípios do interior do Estado, durante a Operação Carbono Oculto 86, deflagrada nesta quarta-feira (5), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP).
A fiscalização constatou que ao abastecer seu veículo, o consumidor recebia menos litros de combustível do que o informado nos painéis das bombas – prática conhecida como medida baixa. O material foi recolhido e levado para análise nos laboratórios credenciados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a operação foi articulada com o trabalho de inteligência de policiais da SSP, com objetivo de defender os consumidores e desarticular um esquema ligado ao crime organizado.
“Nós estamos há meses em contato com o secretário Chico Lucas trabalhando em conjunto nessa operação especial para defender a população piauiense. Esses postos de combustíveis estavam lesando os consumidores na hora de abastecer seu veículo, além de serem ligados ao crime organizado”, explicou o diretor-geral.
Ao todo, a Operação Carbono Oculto 86 identificou, em 49 postos de combustíveis do Piauí, Maranhão e Tocantins, um braço financeiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) infiltrado no setor de combustíveis, com movimentações que ultrapassam R$ 5 bilhões em todo o país, sendo R$ 300 milhões em empresas sediadas no estado.
Segundo o inquérito, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para disfarçar a origem ilícita dos recursos. Mais de 70 CNPJs e 504 notas fiscais eletrônicas foram emitidos por distribuidoras ligadas à facção.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode fazer uma denúncia do aplicativo Fala Consumidor, disponível nas lojas de aplicativo de celular, ou via WhatsApp do ouvidoria do órgão: (86) 99456-1921.
Piauí Durante operação, Imepi identifica suspeita de fraude eletrônica em cerca de 40 placas de postos de combustíveis
Piauí Durante operação, Imepi identifica cerca de 40 placas com suspesteita de fraude eletrônica em postos de combustíveis
Piauí Operação Carbono Oculto: Imepi identifica cerca de 40 de postos de combustíveis com suspeita de fraude
Geral Porto do Pecém quebra novo recorde e já ultrapassa movimentação de contêineres de 2024 a dois meses do fim do ano
Piauí Governo do Piauí e Fiocruz fortalecem ações do programa Meninas e Mulheres na Ciência
Piauí Podcast amplia acesso à informação sobre rede de enfrentamento à violência contra mulheres no Piauí Mín. 23° Máx. 40°