Sexta, 07 de Novembro de 2025
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Segurança

Governadores do Nordeste reforçam união no combate ao crime organizado em reunião com Lewandowski

Encontro em Brasília tratou da PEC da Segurança Pública, do Projeto de Lei Antifacção e da ampliação de investimentos para fortalecer a atuação das forças de segurança nos estados.

07/11/2025 às 14h47
Por: Fabio Brito
Compartilhe:
Governadores do Nordeste reforçam união no combate ao crime organizado em reunião com Lewandowski

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, e o secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, participaram, nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF), de reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e secretários da Segurança dos estados nordestinos. Foram discutidas ações de combate ao crime organizado, a tramitação do Projeto de Lei Antifacção, a PEC da Segurança Pública e a ampliação de recursos para investimentos na área.

O encontro reforçou a integração entre as secretarias estaduais e o Ministério da Justiça. “Entendemos que talvez o item mais importante para o combate à criminalidade organizada é a integração das forças, incluindo a integração de dados, de informações e de inteligência. É dessa forma que vamos conseguir combatê-la”, afirmou Rafael Fonteles.

O governador citou como exemplo a operação deflagrada no Piauí na última quarta-feira (5): Operação Carbono Oculto 86. “Essa operação demonstra que, com integração e inteligência, nós podemos estar à frente no combate à criminalidade, asfixiando sobretudo o poder financeiro dessas organizações que não estão apenas no tráfico de drogas, mas também entram em setores da economia real com aparência de legalidade, como é o caso do setor de combustíveis. É um exemplo exitoso e, nesse mesmo modelo, podemos ter diversas outras operações integradas, com resultado efetivo para diminuir a criminalidade no Brasil”, explicou.

O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da atuação conjunta. “Nós queremos unir os estados em torno desse tema importante, que é a segurança pública. Nós respeitamos a atuação dos estados, inclusive dos municípios, no combate à criminalidade. Respeitamos essa diversidade. Mas é preciso uma integração, porque o crime hoje não é mais local, nem apenas nacional, mas tem dimensão global. Sem troca de informações e intercâmbio de dados, não há combate efetivo, sobretudo contra o crime organizado, que transcende fronteiras estaduais”, afirmou o ministro.

Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas as ações do Governo Federal voltadas ao fortalecimento do combate ao crime organizado, recebendo o apoio e a concordância dos representantes dos estados. “Nós apoiamos as iniciativas do Ministério, do ministro Lewandowski e do presidente Lula em relação à PEC da Segurança Pública, ao Projeto de Lei Antifacção e também reforçamos nosso apoio aos nove projetos de lei consensuados entre os 27 secretários da Segurança Pública do Brasil. Portanto, esses 11 projetos que aperfeiçoam a legislação relativa sobretudo ao combate à criminalidade organizada são prioridade para nós, governadores do Consórcio Nordeste”, ressaltou Rafael Fonteles.

Sobre a PEC da Segurança Pública, o governador destacou a necessidade de constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública. “Assim como aconteceu com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que ao longo do tempo ampliou a participação da União no financiamento da educação, entendemos que esse é um passo importante para fortalecer a contribuição da União na segurança pública. O Piauí utiliza todos os recursos disponibilizados pelo Fundo, mas queremos a ampliação desses recursos. Esse é um pleito dos estados brasileiros”, finalizou o governador Rafael Fonteles.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias