
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGEPI) registrou 6.802 manifestações no terceiro trimestre de 2025, um crescimento de 42,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento expressivo demonstra não apenas o avanço quantitativo, mas também o fortalecimento da confiança e do engajamento da sociedade no sistema de ouvidoria, consolidando o espaço de escuta e participação cidadã no governo estadual.
Entre as manifestações, 900 foram elogios, o que representa 13% do total. Esse número traduz o reconhecimento da população aos serviços prestados e ao atendimento oferecido pelos órgãos estaduais, refletindo o comprometimento das equipes e a qualidade das ações desenvolvidas.

“Cada elogio recebido é um sinal de que o cidadão reconhece a importância de um serviço público acessível, eficiente e humano. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo: ampliando o diálogo, ouvindo mais e melhorando continuamente a gestão pública”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra.
A maioria das manifestações foi registrada por meio do atendimento presencial, que representou 72% dos registros (2.021). O resultado está diretamente relacionado à realização das Ouvidorias Itinerantes, ação que leva os serviços de escuta e atendimento do Governo do Estado a diferentes municípios, ampliando o acesso da população.

Os elogios representam manifestações espontâneas que evidenciam a satisfação com o serviço público, funcionando como indicadores de eficiência e motivação para as equipes. Para a OGEPI, esse reconhecimento é também uma oportunidade de aprimoramento contínuo.
“Os elogios mostram que o cidadão percebe quando o serviço público dá certo. Eles nos inspiram a avançar, mas também nos lembram da responsabilidade de continuar aprimorando cada atendimento, cada ação, cada política pública”, complementou Dutra.
A Ouvidoria-Geral do Estado segue à disposição para ouvir a população, receber sugestões, críticas e também reconhecer boas práticas, fortalecendo uma gestão pública mais próxima, transparente e participativa.
Piauí Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será lançada em Luís Correia
Vandalismo Suspeito de vandalismo na Catedral é identificado
Piauí Lançamento da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher será realizado em Luís Correia
Piauí Sempi lança campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher dia 25 de novembro em Luís Correia
Piauí Polo Cerâmico do Poty Velho receberá projeto de qualificação dos serviços turísticos nesta quarta (12)
Investigação PF deflagra Operação Lamaçal para apurar desvio de recursos da assistência social em Lajeado Mín. 24° Máx. 39°