
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) lança, no dia 25 de novembro, a Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em parceria com as Secretarias de Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP). A abertura será realizada na Escola do Mar, em Luís Correia, a partir das 8h, e contará também com a participação da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca a importância da mobilização e do simbolismo da data.”A Secretaria Estadual das Mulheres está lançando a campanha dos 21 dias de ativismo, que será no dia 25 de novembro, Dia Internacional do Enfrentamento à Violência contra Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, uma data simbólica e de luta para que a gente possa dar visibilidade à sociedade. E não fica só no lançamento: vamos realizar outras atividades com a UFDPar e outros municípios, trabalhando o enfrentamento à violência com vários setores da sociedade”, pontua a secretária.
“A campanha dos 21 Dias de Ativismo é uma mobilização internacional que começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. São várias datas que fortalecem e dão visibilidade às mulheres em situação de violência, para que a gente corte o problema pela raiz, para que a gente avance, para que as mulheres continuem vivas”, acrescenta Zenaide Lustosa.

Durante o evento, será apresentado o Selo Mais Mulheres, que reconhecerá empresas, órgãos governamentais e instituições sociais que desenvolvem ações de formação, qualificação, preparação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho. O selo visa estimular práticas que ampliem a autonomia econômica feminina e reforcem políticas de inclusão produtiva.
Na ocasião, a Sempi também firmará um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e lançará o selo “Aqui Tem Mulher Segura”, voltado para bares, restaurantes e hotéis que se comprometerem com medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres. A iniciativa integra ações de acolhimento, capacitação de equipes e fortalecimento da rede de proteção nos espaços turísticos do estado.
No dia 26 de novembro, a Secretaria das Mulheres do Piauí lança na UFDPar a Campanha do Laço Branco, que enfatiza o papel dos homens no enfrentamento à violência de gênero e incentiva práticas de respeito, prevenção e corresponsabilidade.
A programação dos 21 Dias de Ativismo também inclui qualificações do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale!”, voltadas para profissionais do setor de bares, restaurantes e hotéis, além de oficinas do projeto “Maria da Penha nas Escolas: Educação pela Vida das Mulheres”, que busca fortalecer a prevenção à violência de gênero no ambiente escolar e ampliar a cultura de proteção e igualdade.
Segundo a Sempi, as ações reforçam o compromisso do Governo do Estado em promover ambientes seguros, ampliar redes de apoio e conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater a violência contra as mulheres.
Piauí Sempi lança campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher dia 25 de novembro em Luís Correia
Piauí Polo Cerâmico do Poty Velho receberá projeto de qualificação dos serviços turísticos nesta quarta (12)
Investigação PF deflagra Operação Lamaçal para apurar desvio de recursos da assistência social em Lajeado
Desastre Paraná confirma sétima morte causada por tornados simultâneos
Recurso Piauí deve receber mais de R$ 36 milhões da Funasa para obras de saneamento em áreas rurais
Sustentabilidade Maranhão apresenta pequenos negócios sustentáveis na COP30, no Pará
Saúde e Ciência Tomar 1 xícara de café por dia pode reduzir em 39% o risco de arritmia cardíaca, sugere estudo
Governo Maranhão na COP30 - Floresta Viva foi apresentado como iniciativa de geração de renda e cuidado com meio ambiente
Geral Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió Mín. 24° Máx. 39°