
Mais de 1.300 professores e coordenadores pedagógicos dos 224 municípios piauienses participam, até o dia 26 de setembro, de uma grande formação em recomposição das aprendizagens. O encontro ocorre em Teresina e integra as ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), dentro da política de Regime de Colaboração entre estado e municípios.
O objetivo é garantir que crianças, jovens e adultos tenham as mesmas oportunidades de aprender, independentemente da escola onde estudam ou da cidade onde vivem. Para isso, a formação reúne educadores que atuam do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental, com foco em estratégias que ajudem os alunos a avançarem em seus estudos e superarem as dificuldades.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que esse trabalho coletivo tem feito o Piauí se destacar no cenário nacional. “Nosso compromisso é que nenhuma criança fique para trás. Estamos unindo forças com os municípios para garantir a alfabetização na idade certa e também para recompor as aprendizagens, cuidando de cada aluno. Essa é a essência do Pacto pela Educação no Piauí, dividir responsabilidades e somar resultados”.
A formação inclui palestras, rodas de conversa e oficinas práticas para que os professores possam compartilhar experiências e encontrar caminhos que façam sentido na sala de aula. Para a coordenadora pedagógica Iracilda Carvalho, de Antônio Almeida, o encontro é essencial. “Estamos aprendendo estratégias que vão nos ajudar a melhorar o acompanhamento dos alunos. É um momento de troca que renova nossa prática”, contou.

A professora Aluana Viana, de Lagoa Alegre, reforça que a formação trouxe mais clareza para o trabalho diário. “Entendi de forma mais prática o que significa recomposição das aprendizagens. Isso vai nos ajudar a olhar para cada estudante com mais atenção, ajudando tanto quem precisa de mais apoio quanto aqueles que já avançaram”, destacou.
Os resultados já podem ser vistos. Em 2024, o Piauí alcançou 59,82% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino Fundamental, superando a média nacional e registrando o terceiro maior crescimento do Brasil. Sete municípios atingiram 100% de alfabetização e outros 17 ultrapassaram 95%, números que comprovam a força do trabalho integrado entre Estado e prefeituras.

“Ao lado do PPAIC e com a parceria do Pacto pelas Crianças, coordenador pela primeira-dama Isabel Fonteles, que assegura a alfabetização até o 2º ano, a formação em recomposição representa mais um passo da educação do Piauí para garantir que todos os estudantes avancem. Com a união de esforços entre Estado e municípios, o compromisso é seguir transformando vidas pela educação”, ressaltou Bandeira.
Piauí Tema da redação do Enem 2025 foi debatido pelos professores da rede estadual nas revisões da Seduc
Educação Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
Educação Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento Mín. 24° Máx. 39°