Os estudantes Kaynan Ribeiro e Raí Matias, do Ceti Paulo Freire em Guaribas, vivem uma conquista que parecia distante: aos 17 anos, assinaram o primeiro contrato de estágio com uma empresa de tecnologia que atua em Teresina e Parnaíba. Mesmo morando a quase 900 km de distância, trabalharão de forma remota, como muitos profissionais da tecnologia no Brasil e no mundo.
Os dois são alunos da 3ª série do ensino Médio integrado ao curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e viram suas trajetórias mudarem depois de vencerem o Seduckathon 2024, o maior hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). A vitória garantiu o passaporte para um intercâmbio nos Estados Unidos, onde puderam ampliar horizontes e ganhar confiança para sonhar mais alto.
“No momento em que recebemos a notícia do estágio, passou um filme na cabeça. Lembramos dos dias em que parecia impossível chegar até aqui e das oportunidades que surgiram depois do Seduckathon. Foi uma mistura de alegria, gratidão e responsabilidade. A gente olhou um para o outro e pensou: chegou a nossa hora”, contou Kaynan.
Raí reforça que a experiência fora do país foi o ponto de virada. “O Seduckathon nos mostrou que, mesmo vindo de uma cidade pequena como Guaribas, a gente pode ocupar espaços no mundo. Voltamos diferentes, mais confiantes e focados. Isso fez a gente acreditar que era possível conquistar esse estágio.”
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a conquista dos jovens de Guaribas mostra como a política de universalização do tempo integral com cursos técnicos, disciplinas inovadoras e intercâmbios educacionais está abrindo caminhos para toda uma geração. “Estamos oferecendo aos nossos estudantes cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos, Marketing Digital, além de disciplinas inovadoras de Inteligência Artificial e Robótica. Quando somamos isso ao Seduckathon, que leva nossos jovens para intercâmbios em outros países para estudar em grandes centros de tecnologia, vemos resultados concretos como esse estágio. A educação pública do Piauí está conectando talentos locais às oportunidades globais.”, ressalta.
A empresa onde Kaynan e Raí vão estagiar atua com sistemas de gestão escolar e será responsável por acompanhar a rotina dos dois, que seguem em Guaribas, mas agora conectados ao mercado de tecnologia em Parnaíba.
Para eles, este é apenas o começo. “Esse estágio é só o primeiro passo de uma caminhada que queremos trilhar com dedicação. Nosso próximo sonho é cursar Engenharia de Software. Queremos crescer na área, trabalhar em projetos importantes, ajudar nossas famílias e inspirar outros jovens de Guaribas a acreditarem que é possível chegar longe”, disse Kaynan.
Histórias como a de Kaynan e Raí mostram que a educação pública do Piauí está mudando vidas e abrindo portas para o futuro, levando talentos de cidades pequenas a alcançarem conquistas que ultrapassam fronteiras.
Mín. 25° Máx. 39°