
O Piauí atingiu uma marca histórica no enfrentamento aos incêndios florestais. Com a conclusão dos treinamentos, ocorridos nesta semana, nos municípios de Simões, Betânia, Francisco Macedo, Marcolândia, Massapê, Padre Marcos e Caldeirão Grande, o estado já soma 115 cidades com brigadas florestais capacitadas — o que representa mais de 50% de todo o território piauiense.
Essa nova formação contou com quase 60 novos brigadistas, sendo 20% mulheres, ampliando a diversidade e fortalecendo ainda mais a atuação das equipes no campo. Segundo Shandallye Araújo, coordenador dos treinamentos, o resultado é fruto de um trabalho contínuo e estratégico.

“A gente vem formando brigadistas em várias regiões e hoje podemos afirmar que metade do Piauí já conta com equipes preparadas. Isso mostra não só a capilaridade, mas a seriedade com que o estado tem tratado a prevenção e o combate aos incêndios florestais”, destaca.
O esforço já apresenta resultados concretos. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam uma redução de 8% nos focos de queimadas em 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Apenas no mês de setembro, a queda chega a quase 30%.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a conquista reforça o compromisso do Piauí com a preservação ambiental. “Estamos construindo uma rede sólida de brigadas em todo o estado. Essa marca de metade dos municípios com equipes treinadas é inédita e comprova que o Piauí está na vanguarda do combate aos incêndios no Nordeste. É um trabalho que protege nossas florestas, nossas comunidades e garante mais qualidade de vida para todos os piauienses”, afirmou.

Piauí Semarh apresenta mecanismos inovadores de financiamento verde em painel da COP30
Tensão na COP 30 Protesto na COP30 termina com segurança ferido e bloqueio na saída da blue zone em Belém
Piauí Segurança hídrica na Caatinga ganha destaque em painel da COP30 com participação do Piauí
Meio Ambiente COP-30: Funceme integra caravana fluvial franco-brasileira em prol do diálogo com comunidades amazônicas
Meio Ambiente COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade
Piracema Período da piracema proíbe pesca comercial no Piauí a partir deste sábado (15)
Piauí Centro de Triagem de Animais Silvestres atua na reabilitação de espécies vítimas de queimadas no Piauí
Sustentabilidade Ceará lidera no Nordeste em regularização de imóveis rurais e reforça compromisso com o Código Florestal
Mudanças Climáticas Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil Mín. 24° Máx. 39°