
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2025, dois eventos acadêmicos nacionais em formato online: o II Simpósio Nacional do Gemetafic, com o tema América Latina e os esquecidos da história, e o III Simpósio Nacional do Interlit, que discutirá gênero, memória e resistência na literatura contemporânea. As iniciativas são promovidas em conjunto pelo Grupo de Estudos Metaficcionais em Narrativas Literárias (Gemetafic) e pelo Grupo Interdisciplinar de Literatura (Interlit).
A professora Dra. Maria Suely de Oliveira, organizadora geral, ressaltou a importância dos eventos. “Os simpósios têm como objetivo dar visibilidade a sujeitos e memórias historicamente marginalizados ou silenciados na narrativa oficial latino-americana, como povos originários, populações africanas escravizadas, mulheres, corpos dissidentes e comunidades empobrecidas. Essas experiências foram fundamentais para a formação da região, mas raramente recebem o destaque merecido na construção da identidade latino-americana”, disse.
A programação contará com conferências de pesquisadores convidados de universidades brasileiras e estrangeiras, mesas-redondas temáticas, sessões de comunicações orais e lançamentos de livros.
O II Simpósio Nacional do Gemetafic discutirá as potencialidades da metaficção como ferramenta crítica para revisitar os processos históricos da América Latina, explorando novas formas de narrar e questionar o apagamento de memórias coletivas. Já o III Simpósio Nacional do Interlit concentrará suas discussões nas relações entre gênero, memória e resistência na literatura contemporânea, analisando como diferentes autores reconstroem o passado, confrontam relações de poder e projetam novas possibilidades de futuro em contextos de crise política e social.
As inscrições para submissão de simpósios estão abertas até 19 de setembro de 2025 e podem ser realizadas por meio do site oficial do evento.
A realização conjunta reforça o esforço ativo da Uespi com a produção e a difusão de conhecimento científico voltado à cidadania, à inclusão e à transformação social, contribuindo para a formação crítica e integral dos estudantes e para o fortalecimento da pesquisa literária.
Inscrições e informações no link .

Educação Enem: especialista dá dicas sobre o que não fazer entre as duas provas
Educação Câmara de Teresina aprova exigência de carteira de vacinação para matrícula escolar
Piauí Tema da redação do Enem 2025 foi debatido pelos professores da rede estadual nas revisões da Seduc Mín. 26° Máx. 39°