O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) iniciará a mais uma obra de pavimentação em paralelepípedo de vias públicas nas zonas urbana e rural de Teresina, com área de 3.129 m² e investimento de R$ 619.067.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, lembra que as obras de pavimentação representam muito mais do que infraestrutura: elas simbolizam desenvolvimento e qualidade de vida. “São ações que chegam para transformar a rotina das famílias, valorizando os bairros, facilitando o tráfego e melhorando o acesso a serviços básicos”, destacou.
O projeto inclui também sarjetas e meio-fio, fundamentais para garantir durabilidade ao calçamento e facilitar o escoamento da água da chuva. “A execução de meio-fio e sarjeta é indispensável para evitar problemas como erosão, acúmulo de lama e poeira, que afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos moradores”, destacou o diretor de Engenharia do Idepi, Fabrizio Feitosa.
Nos últimos meses, várias comunidades piauienses já sentiram os efeitos positivos de investimentos semelhantes. Em Teresina, a Vila Irmã Dulce recebeu quase 3 mil m² de calçamento, o que pôs fim a anos de dificuldades com ruas de terra. Nas localidades Porto do Centro e Santa Luz, também na capital, mais de 3 mil m² de paralelepípedo garantiram mais dignidade e conforto para quem circula todos os dias por essas estradas.
Em São Pedro do Piauí, foram mais de 5 mil m² de pavimentação, que facilitaram o deslocamento de crianças até a escola e deram mais segurança a veículos que antes sofriam com buracos e lama em épocas de chuva. Já em Sussuapara, os quase 15 mil m² de calçamento mudaram o cenário de ruas que antes ficavam intransitáveis no inverno.
Além do paralelepípedo, o Idepi tem investido na pavimentação asfáltica em diversos municípios. Em Altos, mais de 10 mil m² de ruas receberam asfalto, trazendo mais fluidez ao trânsito. Em José de Freitas, foram mais de 30,5 mil m², permitindo que ambulâncias, ônibus escolares e veículos de carga circulem com mais rapidez e segurança.
Já em São João da Canabrava, a Av. Nossa Senhora da Conceição, a principal vida da cidade, ganhou asfalto, melhorando a mobilidade. “Essas intervenções representam mais saúde, menos poeira, menos lama, ruas valorizadas, transporte escolar com mais qualidade, ambulâncias que chegam com mais agilidade e comércio local fortalecido”, disse Felipe Eulálio.
Mín. 25° Máx. 39°