A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nessa sexta-feira (19), mais uma reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), instituído pelo Decreto nº 24.026/2025, com o objetivo de elaborar a Política Estadual de Cuidados e o respectivo Plano Estadual de Cuidados.
A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Cuidados, criada pela Lei nº 15.069/2024, que tem como meta promover a divisão justa das responsabilidades domésticas e de cuidado, assegurando às mulheres mais autonomia, acesso a direitos e cidadania plena.
Segundo Tatiany Alves, coordenadora de Garantia de Direitos e Cuidados para as Mulheres da Sempi, a política representa um marco na promoção da equidade de gênero. “A Política de Cuidados é fundamental porque garante o cuidado como direito de todos, distribui de forma justa a sobrecarga do trabalho não remunerado, que recai principalmente sobre as mulheres. Além disso, organiza o acesso a serviços de qualidade para grupos prioritários como crianças, idosos e pessoas com deficiência”, destacou.
Durante a reunião, os órgãos que compõem o GTI avançaram na definição dos próximos passos para a construção da minuta da política estadual. “Hoje foi um momento importante para alinharmos como será feito o levantamento de dados e o mapeamento das políticas já existentes no Estado. O Observatório da Mulher Piauiense se colocou à disposição para organizar um painel de informações públicas sobre as ações em andamento. Apesar da complexidade de se construir uma política pública intersetorial e interseccional, temos conseguido avançar de maneira consistente e célere”, explicou a coordenadora de Diversidade e Inclusão da Sempi, Ayra Dias.
O processo de elaboração da Política Estadual de Cuidados conta com a parceria de diversos órgãos, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
Mín. 25° Máx. 39°