
Foi lançado, nessa quinta-feira (6), o edital do Programa Mais Gestão, que vai selecionar jovens bolsistas de 18 a 29 anos para atuarem no Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi), parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é que os selecionados atuem em áreas diversas, como agrárias, contábeis, sociais, administrativas, entre outras, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí, por meio do trabalho junto às associações e cooperativas.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destaca que a parceria vai ampliar e qualificar a produção da agricultura familiar. “Estamos lançando hoje o Mais Gestão RedeCoopi. A princípio, teremos cerca de 15 cooperativas atendidas e uma parceria com 30 associações que também serão beneficiadas pelo programa. Com isso, montamos uma abordagem mais sistêmica, que permite aumentar a produção, melhorar o processo de organização das entidades da agricultura familiar e viabilizar o fortalecimento da comercialização desses produtos”, afirma a secretária.

O edital, que pode ser acessado clicando aqui , vai disponibilizar 20 vagas para técnicos que atuarão diretamente nas cooperativas. Os profissionais estarão vinculados ao IFPI e receberão bolsa de trabalho, pois, ao mesmo tempo em que atuarão no campo, também serão capacitados para o mercado.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, ressalta a importância do programa para a formação dos estudantes e o fortalecimento das cooperativas atendidas. “O que estamos fazendo aqui é a continuação da parceria que temos com o Governo do Estado, por meio da SAF, sobretudo na gestão da Rejane Tavares, junto com o MDA. Nosso maior objetivo dentro dessas parcerias é inserir esses egressos, esses jovens, dentro das comunidades da agricultura familiar, levando ciência, tecnologia e oportunidades. É um passo muito importante dessa parceria e um compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar”, avalia o reitor.

O presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Elísio Barbosa Coelho, destaca que o apoio técnico trará melhorias diretas à produção. “Acredito que, com esses editais, vai melhorar muito para as famílias da região semiárida, principalmente para os pequenos produtores. Trabalhando com esses jovens, capacitando e acompanhando os agricultores, vamos aprimorar as atividades e os trabalhos dentro da cooperativa. Com o técnico acompanhando os produtores, a gente passa a ter mais controle, qualidade e melhora a produção da nossa atividade”, afirma o dirigente da cooperativa.

Piauí Edital seleciona jovens para atuar em cooperativas que fortalecem agricultura familiar no Piauí
Agro Descubra Qual Tipo de Banana Combina com Você
Agronegócio São José de Ribamar recebe investimento do Programa Fomento Rural
Agronegócio ExpoCariri 2025 movimenta R$ 30 milhões e se consolida como o maior evento agropecuário do Sul do Ceará
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa Mín. 25° Máx. 39°