
Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil registrou a quinta maior área queimada desde o início do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2003. Foram mais de 180 mil quilômetros quadrados (km²) atingidos por incêndios, a maior parte concentrada no Cerrado, bioma que celebrou seu dia nacional em 11 de setembro e permanece como o mais impactado historicamente.
Apesar da gravidade, os números representam queda de aproximadamente 20% em relação a 2024, quando o total superou 220 mil km². A redução, no entanto, contrasta com a forte queda no número de focos de calor, que caiu 65% no mesmo período: de mais de 160 mil registros em 2024 para 57 mil neste ano. Só no Cerrado, a redução foi de 47% no número de focos.
Ainda assim, a área queimada no bioma cresceu em relação ao ano passado: foram mais de 119 mil km² em 2025 contra pouco mais de 100 mil km² em 2024. Apenas os anos de 2010, 2024, 2007 e 2005 registraram áreas maiores.
A situação pode piorar em setembro, com a persistência do clima seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta de baixa umidade em regiões que se estendem do Paraná até o Tocantins, abrangendo grande parte do Cerrado. Os avisos têm sido constantes desde meados de agosto e incluem ainda áreas de Caatinga, onde as condições também são severas.
Piauí Semarh apresenta mecanismos inovadores de financiamento verde em painel da COP30
Tensão na COP 30 Protesto na COP30 termina com segurança ferido e bloqueio na saída da blue zone em Belém
Piauí Segurança hídrica na Caatinga ganha destaque em painel da COP30 com participação do Piauí
Meio Ambiente COP-30: Funceme integra caravana fluvial franco-brasileira em prol do diálogo com comunidades amazônicas
Meio Ambiente COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade
Piracema Período da piracema proíbe pesca comercial no Piauí a partir deste sábado (15)
Piauí Centro de Triagem de Animais Silvestres atua na reabilitação de espécies vítimas de queimadas no Piauí
Sustentabilidade Ceará lidera no Nordeste em regularização de imóveis rurais e reforça compromisso com o Código Florestal
Mudanças Climáticas Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil Mín. 26° Máx. 39°