
Com foco na justiça climática e na participação social, o Ceará apresenta, durante a COP30, duas políticas públicas reconhecidas nacionalmente: o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e o Programa Auxílio Catador (PAC)
De Sobral ao Cariri, dos Inhamuns ao Vale do Jaguaribe, do Litoral Norte ao Litoral Sul, do Maciço de Baturité à Serra da Ibiapaba, e de Crateús ao Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, é possível encontrar um jovem atuando na defesa do meio ambiente como Agente Jovem Ambiental. São 10 mil AJAs presentes em todos os 184 municípios cearenses, promovendo ações de educação ambiental e sustentabilidade. Agora, essa experiência será compartilhada no maior evento climático do planeta, a COP30, que acontece em Belém (PA).
Nesta segunda-feira, 10 de novembro, na Casa da Biodiversidade e Clima ,espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que integra as agendas de clima e biodiversidade, o secretário executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Cassimiro Tapeba, apresentou o Programa AJA e o Programa Auxílio Catador durante o painel “Justiça Climática e Participação Social”.
No mesmo painel, o secretário também apresentou o Programa Auxílio Catador (PAC), outra política pública que alia inclusão social e sustentabilidade. Criado pela Lei Estadual nº 17.377/2021, durante a pandemia da Covid-19, o programa reconhece o papel essencial dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na economia circular.

O PAC garante um auxílio financeiro equivalente a ¼ do salário mínimo, mediante comprovação da coleta de 500 quilos de resíduos recicláveis por mês. Até o momento, o programa já promoveu a coleta de mais de 20 mil toneladas de resíduos e beneficia 3.655 trabalhadores em todo o estado. De 2021 a 2025, o Governo do Ceará já destinou mais de R$ 59 milhões à iniciativa, com pagamentos realizados via cartão bancário personalizado.
“O Ceará tem mostrado que é possível enfrentar a crise climática com políticas públicas que unem justiça social, inclusão e sustentabilidade. O Programa Agente Jovem Ambiental e o Programa Auxílio Catador são exemplos concretos desse compromisso: enquanto o AJA forma uma geração de jovens conscientes e engajados na proteção do meio ambiente, o PAC garante dignidade e valorização aos catadores e catadoras, protagonistas da economia circular. Juntos, esses programas mostram que cuidar das pessoas é também cuidar do planeta”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.
Segundo o secretário executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cassimiro Tapeba, “o Ceará chega à COP30 com a força das suas comunidades. O AJA e o Auxílio Catador são expressões vivas da justiça climática em ação: unem juventude, povos tradicionais, trabalhadores e territórios no mesmo propósito de transformar a realidade local com soluções sustentáveis e solidárias. Esses programas mostram que o enfrentamento da crise climática começa em cada território, com a participação de quem mais sente os seus efeitos.” A participação cearense no evento reforça o compromisso do estado com políticas públicas inovadoras e inclusivas para a construção de um futuro mais justo e resiliente.
Piracema Período da piracema proíbe pesca comercial no Piauí a partir deste sábado (15)
Piauí Centro de Triagem de Animais Silvestres atua na reabilitação de espécies vítimas de queimadas no Piauí
Sustentabilidade Ceará lidera no Nordeste em regularização de imóveis rurais e reforça compromisso com o Código Florestal
Mudanças Climáticas Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil
Cadastro Rural Macambira, a gigante rural do Piauí, se prepara para receber 1.540 Cadastros Ambientais Rurais
COP 30 Maranhão realiza mutirão para regularização ambiental de imóveis rurais nesta terça-feira (4)
Meio Ambiente Nordeste entrega Carta do Bioma Caatinga à Presidência da COP30 e consolida compromisso com a Transformação Ecológica
Clima Alerta de temporais: fim de semana terá chuva intensa e ventos fortes em várias regiões do Brasil
Meio Ambiente Parque Estadual Sítio Fundão recebe rede de abastecimento de água Mín. 26° Máx. 39°