Quinta, 06 de Novembro de 2025
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Mudanças Climáticas

Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil

Relatório aponta aquecimento de até 1,9°C em 40 anos e mostra que perda de vegetação na Amazônia e no Pantanal está diretamente ligada à intensificação de secas e incêndios.

06/11/2025 às 09h39 Atualizada em 06/11/2025 às 10h43
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os dados recém-lançados pelo MapBiomas Atmosfera confirmam o aquecimento do Brasil e mostram uma relação direta entre o desmatamento e o aumento dos eventos climáticos extremos, especialmente na Amazônia e no Pantanal.

Na Amazônia, bioma essencial para o equilíbrio climático global, a temperatura subiu em média 1,2°C nos últimos 40 anos. Essa elevação está ligada à degradação ambiental:

  • 13% de perda: Desde 1985, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa.
  • Quebra de ciclo: A remoção da floresta muda as trocas de calor e umidade com a atmosfera. Com menos árvores, há menos chuva e mais calor, o que gera um clima mais seco.
  • Seca e fogo: Em 2024, a Amazônia teve 20% menos chuva que a média histórica. Estudos citados pelo MapBiomas indicam que o desmatamento é responsável por 74% da redução das chuvas na estação seca, aumentando o risco de incêndios florestais.
  • Poluição pelo fogo: A fumaça dos incêndios fez com que a poluição do ar na Região Norte em 2024 fosse maior do que em áreas urbanizadas do Sudeste.

O Pantanal registrou o maior aquecimento do país, com 1,9°C de aumento médio em quatro décadas. A situação é agravada pela mudança nos regimes de chuva da Bacia do Alto Paraguai, que abastece o bioma.

  • Desequilíbrio hídrico: Em 2024, a região teve 314 mm de chuva a menos que o normal e passou por 205 dias sem precipitações. O calor e a falta de chuva formam a “receita para a seca extrema” e os megaincêndios observados recentemente.

Para Paulo Artaxo, professor da USP e integrante do MapBiomas, a nova plataforma é uma ferramenta essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas.

"É uma nova ferramenta que auxilia o Brasil a implementar políticas públicas baseadas em evidências experimentais e mostra quais seriam as regiões mais impactadas pelas mudanças do clima e mudança de uso da terra."

Os dados científicos do MapBiomas Atmosfera oferecem um mapa detalhado das áreas de maior risco, permitindo que governos e sociedade planejem ações de preservação e mitigação voltadas para combater o desmatamento — a raiz do problema ambiental no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias