
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Acqua Alta para apurar suspeitas de desvio de recursos públicos em Buriticupu.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede, após decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A operação investiga irregularidades na contratação da empresa Veneza Construções e Locações Eireli pela Prefeitura de Buriticupu. Segundo o Gaeco, há indícios de inexecução contratual e desvio de recursos públicos.
De acordo com o Gaeco, a empresa teria sido contratada para executar obras já realizadas na gestão anterior. Parte dos valores pagos pela Prefeitura teria sido repassada a servidores públicos, familiares dos envolvidos e à empresa Alpha Construções e Serviços Ltda., ligada ao atual prefeito de Buriticupu, João Carlos (PP). O prejuízo estimado ultrapassa R$ 7 milhões.
Os investigados já respondem a uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, proposta pelo promotor Felipe Rotondo, da Comarca de Buriticupu.
A operação contou com promotores do Gaeco de São Luís e Imperatriz, apoio das Polícias Civil e Militar, além de promotores de Cantanhede e da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI-MPMA) também participou.
Documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) para subsidiar eventual denúncia.
O g1 entrou em contato com o prefeito João Carlos (PP), mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Violência Idosa de 62 anos é assassinada a tiros dentro de casa em Matinha, no MA
Polícia Suspeitos de assalto a agência do Bradesco são mortos pela polícia no MA
Fiscalização Conselho Regional flagra homem praticando fisioterapia de forma ilegal no interior do MA
Benefício Mais de 200 mil candidatos são pré-aprovados para sorteio da CNH Social no MA; veja a listaMais de 200 mil candidatos são pré-aprovados para sorteio da CNH Social no MA
Polícia Polícia Civil deflagra operação contra grupo suspeito de ataques a carro-forte no MA
Fiscalização PRF apreende mais de 750 kg de queijo transportado sem refrigeração no MA
Mín. 26° Máx. 40°