
Com o avanço de áreas de baixa pressão e a atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, o primeiro fim de semana de novembro será marcado por chuvas fortes, temporais e sensação de abafamento em boa parte do país. Confira a previsão do tempo detalhada por região e para a capital paulista.
Sul
Neste sábado (01), a intensificação da área de baixa pressão no interior do continente e a propagação do cavado meteorológico reforçam as instabilidades no Paraná e em Santa Catarina. As pancadas de chuva ganham força ao longo do dia, com risco de temporais, raios e ventos fortes principalmente entre o noroeste, norte e região central paranaense. No Rio Grande do Sul, a umidade favorece chuvas isoladas no litoral, enquanto o interior segue com tempo firme e sensação de calor.
No domingo (02), o cenário se repete e se intensifica: o Paraná continua sob alerta para chuvas fortes e temporais generalizados, com volumes elevados em curto período de tempo. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a chuva se espalha no decorrer do dia, variando de moderada a forte intensidade.
Sudeste
O fim de semana será de instabilidade e abafamento em todos os estados da região.
No sábado (01), o interior de São Paulo será o primeiro a registrar pancadas de chuva ainda pela manhã, que se espalham e se intensificam à tarde, com risco de temporais. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva chega a partir da tarde, acompanhada de raios e trovoadas, mas de forma mais isolada.
No domingo (02), as instabilidades ganham força sobre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com risco de temporais e rajadas de vento. No Espírito Santo, a chuva ocorre de forma fraca e passageira. Capital paulista: Sábado (01) – A atuação da baixa pressão e do cavado meteorológico reforça as instabilidades sobre todo o estado. Temperaturas: mínima de 15°C e máxima de 27°C. Previsão: pancadas de chuva com raios e risco de temporais. Sensação de abafamento durante a tarde.
Domingo (02) – A chuva persiste desde o início da manhã, alternando entre períodos de maior e menor intensidade. Temperaturas: mínima de 17°C e máxima de 22°C. Atenção: pancadas com raios e trovoadas ao longo do dia; acumulados expressivos em alguns bairros. Na segunda-feira (03) – Tendência: O tempo segue instável, mas com aberturas de sol entre pancadas de chuva. Temperaturas: mínima de 18°C e máxima de 25°C. Pancadas isoladas à tarde e sensação de abafamento.
Centro-Oeste
O sábado (01) será marcado por chuvas intensas e temporais em todos os estados da região.
A atuação da baixa pressão e do cavado meteorológico provoca pancadas fortes desde a manhã no Mato Grosso do Sul, que se espalham para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal ao longo do dia. O domingo (02) segue instável, com temporais e risco de acumulados elevados, principalmente no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul. Mesmo com o tempo fechado, a sensação de abafamento persiste.
Nordeste
No sul do Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia registram pancadas de chuva fortes e isoladas, o interior nordestino permanece sob tempo firme, calor intenso e baixa umidade. No litoral, a umidade marítima provoca chuvas rápidas e fracas.
Norte
As instabilidades continuam ativas sobre o Tocantins, Pará, Roraima e Amazonas, com risco de chuvas localmente fortes e temporais isolados. No Acre e em Rondônia, as pancadas são mais isoladas. Já o Amapá segue com tempo aberto, com chuva passageira apenas no norte do estado.
Meio Ambiente Nordeste entrega Carta do Bioma Caatinga à Presidência da COP30 e consolida compromisso com a Transformação Ecológica
Meio Ambiente Parque Estadual Sítio Fundão recebe rede de abastecimento de água
Piauí Adesão ao Refis Ambiental é prorrogada até o dia 30 de novembro
Piauí Secretaria do Meio ambiente lança edital para municípios participarem do Selo Ambiental 2026
Piauí Secretaria do Meio Ambiente e PRF realizam a maior apreensão de madeira ilegal do ano no Piauí
Clima Frente fria provoca temporais no Sudeste nos próximos dias; baixa umidade segue constante no Nordeste
Tráfico Animal Operação Libertas resgata 111 aves silvestres e prende suspeitos de tráfico no Ceará
Saúde Global Alerta: Calor extremo e poluição causam mais de 3 milhões de mortes anuais, diz relatório
Crise Hídrica Brasil pode sofrer racionamento de água por até 30 dias ao ano até 2050, alerta estudo Mín. 22° Máx. 39°