Quarta, 03 de Setembro de 2025
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Ação Social Projeto

Projeto aposta em aulas de costura para ressocializar ex-presidiarias no PI

Iniciativa tem parceria com o Escritório Social da Secretaria de Justiça, que acolhe essa população. Além da costura, alunas aprendem sobre empreendedorismo, saúde e tecnologia.

01/09/2025 às 08h21
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Aline Chaves
Foto: Reprodução/Aline Chaves

O Projeto Alvorada, iniciativa do Instituto Federal do Piauí (IFPI), oferece aulas de costura industrial voltadas para mulheres egressas do sistema prisional e seus familiares, com o objetivo de incentivar a ressocialização e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A coordenadora do projeto, professora Aline Chaves, explicou que as estudantes saem habilitadas para produzir peças tradicionais e sustentáveis, como bolsas e outros acessórios. Os itens levam de duas a oito horas para serem confeccionados.

“Tudo que a gente consegue trazer para agregar valor, mostrar também o nosso saber tradicional — porque todas essas manualidades fazem parte da nossa tradição nordestina — é importantíssimo que a gente valorize”, disse Aline.

Segundo a professora, as alunas têm acesso aos mesmos serviços que os outros estudantes do IFPI, incluindo atendimentos médicos e psicológicos, biblioteca e alimentação. A única diferença é o processo de entrada, feito pelo Escritório Social.

“Elas têm os mesmos direitos e as mesmas obrigações. Usam farda, cumprem horário e frequência, recebem uma formação mais ampla. A sentença [que elas cumpriram] não é para sempre”, completou a coordenadora.


(Foto: Reprodução/Aline Chaves) 

As participantes do projeto venderam alguns dos acessórios feitos por elas em uma feira ecológica, realizada no domingo (31), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Uma delas, Leila Maria, comemorou a oportunidade.

“O projeto é muito bom, está nos dando condições de termos um curso profissionalizante no futuro. Nós temos muitas oportunidades através desse curso, não só de costurarmos. Está abrindo um novo horizonte”, comentou Leila.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias