
O Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi, localizado na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, poderá se tornar um novo ponto turístico da capital piauiense. O espaço guarda o corpo do missionário italiano, que chegou à cidade em 1987, e expõe alguns de seus pertences pessoais, agora abertos à visitação pública.
Padre Pedro Balzi foi responsável por criar a Fundação Nossa Senhora da Paz, que mantém um complexo educacional com cinco escolas de educação básica, além de projetos sociais, esportivos e culturais desenvolvidos em parceria com órgãos municipais, estaduais e com uma associação civil italiana formada por benfeitores.
O religioso também fundou a Fazenda da Paz, igrejas e paróquias na zona Sul, além do Centro Maria Imaculada, na zona Norte de Teresina, deixando um legado de fé e transformação social.
Reconhecido como Servo de Deus, Padre Pedro Balzi teve seu processo de beatificação aberto oficialmente em fevereiro de 2020, por Dom Jacinto Brito, então arcebispo de Teresina. O processo segue em instâncias superiores da Igreja Católica e, caso seja concluído, poderá torná-lo o primeiro santo com atuação direta em Teresina.
Para o professor Rubens Portela, coordenador de projetos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz e da Fundação, a inclusão do Memorial no roteiro turístico da cidade é fundamental.
“É uma forma de permitir que a população conheça o trabalho do religioso, que transformou comunidades vulneráveis e trouxe novas perspectivas de vida para muitas famílias”, destacou.
Ação Solidária Grupo GF8 promove almoço natalino para idosos do Abrigo São Lucas em Teresina (PI)
Convocação Prefeitura convoca beneficiários do Minha Casa, Minha Vida
Ação SDA prorroga até segunda-feira (8) prazo de inscrição para credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome Mín. 24° Máx. 40°