O Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi, localizado na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, poderá se tornar um novo ponto turístico da capital piauiense. O espaço guarda o corpo do missionário italiano, que chegou à cidade em 1987, e expõe alguns de seus pertences pessoais, agora abertos à visitação pública.
Padre Pedro Balzi foi responsável por criar a Fundação Nossa Senhora da Paz, que mantém um complexo educacional com cinco escolas de educação básica, além de projetos sociais, esportivos e culturais desenvolvidos em parceria com órgãos municipais, estaduais e com uma associação civil italiana formada por benfeitores.
O religioso também fundou a Fazenda da Paz, igrejas e paróquias na zona Sul, além do Centro Maria Imaculada, na zona Norte de Teresina, deixando um legado de fé e transformação social.
Reconhecido como Servo de Deus, Padre Pedro Balzi teve seu processo de beatificação aberto oficialmente em fevereiro de 2020, por Dom Jacinto Brito, então arcebispo de Teresina. O processo segue em instâncias superiores da Igreja Católica e, caso seja concluído, poderá torná-lo o primeiro santo com atuação direta em Teresina.
Para o professor Rubens Portela, coordenador de projetos da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz e da Fundação, a inclusão do Memorial no roteiro turístico da cidade é fundamental.
“É uma forma de permitir que a população conheça o trabalho do religioso, que transformou comunidades vulneráveis e trouxe novas perspectivas de vida para muitas famílias”, destacou.
Mín. 23° Máx. 38°