
O governador Rafael Fonteles prestigiou, na noite deste sábado (24), a posse da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras (APL) para o biênio 2026–2028. A sessão solene foi realizada, no auditório da Casa de Lucídio Freitas, sede da instituição, e marcou a transmissão da presidência ao acadêmico Antônio Fonseca Neto, um dos 40 imortais da APL.
Instituição centenária e referência na vida intelectual do Estado, a Academia Piauiense de Letras desempenha papel estratégico na preservação da memória histórica, na produção literária e na valorização da identidade cultural do Piauí. Para o governador Rafael Fonteles, a APL é um patrimônio do povo piauiense e uma parceira fundamental no fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação e à cultura.
Durante a cerimônia, Rafael Fonteles destacou a trajetória intelectual de Fonseca Neto e o simbolismo da solenidade ocorrer em uma data histórica para o Estado. “Todo o Piauí reconhece nele um grande professor, pesquisador e estudioso da nossa história. Tenho certeza de que dará continuidade ao belo trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores. A Academia Piauiense de Letras é extremamente relevante porque promove cultura, educação e o orgulho piauiense. Celebramos isso em uma data simbólica, quando lembramos os 203 anos da adesão do Piauí à Independência”, afirmou o governador.

Ao lado do novo presidente, compõem a diretoria eleita o vice-presidente José Elmar de Melo Carvalho; o secretário-geral Marcelino Leal Barroso de Carvalho; a 1ª secretária Maria do Socorro Rios Magalhães; o 2º secretário Carlos Evandro Martins Eulálio; e o tesoureiro Reginaldo Miranda da Silva. A solenidade foi conduzida pela então presidente Fides Angélica Ommati, que encerra sua gestão com um legado de fortalecimento institucional, ampliação do diálogo com a sociedade e valorização das ações editoriais e culturais da Academia.
Em seu pronunciamento, Antônio Fonseca Neto ressaltou o caráter coletivo da APL e a responsabilidade de conduzir uma instituição centenária. “A presidência é exercida por um dos 40 membros, mas a Academia é essencialmente colegiada. Todos compartilham a responsabilidade por esse patrimônio cultural e literário. Suceder a professora Fides Angélica, a primeira mulher a presidir a instituição, aumenta ainda mais esse compromisso”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, também reafirmou a importância da APL para a formação das novas gerações. Segundo ele, a parceria entre a Secretaria da Educação e a Academia tem permitido a aquisição e a distribuição de obras da literatura piauiense nas escolas da rede pública estadual. “É fundamental valorizar nossos escritores e estimular o hábito da leitura desde cedo, reconhecendo a história e a cultura do Piauí”, pontuou.

Para a ex-presidente Fides Angélica, a nova gestão representa continuidade e avanço. “Fonseca Neto acompanhou de perto todas as ações da Academia e já demonstrou preparo para conduzir os trabalhos. Acredito que sua gestão será ainda mais produtiva”, afirmou.

Piauí Henry Dantas, Banda Magnólia e Superid Elétrico animam Feira na Praça neste domingo (25)
Piauí Governo do Piauí inaugura Monumento Lagoa do Jacaré em Piracuruca nesta quinta-feira (22)
Piauí Altos realiza tradicional Festa da Manga nesta quinta-feira (22)
Piauí Secult inaugura Casa da Cultura Hermes Vieira em Elesbão Veloso nesta sexta-feira (23)
Piauí Projeto Oficinas Criativas abre espaço para artesãos promoverem cursos na Casa do Artesão
Rumo ao Oscar Wagner Moura vence prêmio de melhor ator no Globo de Ouro 2026
Piauí Escola Técnica de Artes Gomes Campos abre matrículas para cursos de dança, canto e teatro em Teresina
Piauí Recorde de público: Museu do Mar e Porto das Barcas recebem 119 mil visitantes e valorizam patrimônio no litoral piauiense
É do Brasil Filme de Kleber Mendonça Filho 'O Agente Secreto’ vence o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026 Mín. 25° Máx. 37°