A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) intensificou, durante todo o mês de julho, as fiscalizações para o cumprimento do vazio sanitário da soja no Maranhão.
Nos primeiros 30 dias do vazio sanitário para os municípios do Sul do estado, mais de setenta propriedades foram fiscalizadas, compreendendo 13 municípios localizados nas divisas do Maranhão com o Piauí e com o Tocantins. Como resultado houve três autuações pelo descumprimento ao vazio sanitário da soja, como também por agrotóxicos com embalagens jogadas a céu aberto e armazenamento inadequado de embalagens.
O chefe da regional da Aged de Balsas, Eugênio Pires informou que as fiscalizações foram feitas em áreas/municípios de grande destaque para cultura da soja, como a Serra do Penitente, Serra da Bacaba, Fortão, Sambaíba, Alto Parnaíba, Loreto e Tasso Fragoso, entre outros.
Essas fiscalizações são ações fitossanitárias obrigatórias que estão de acordo com a portaria Aged nº 610 que determina ações de caráter técnico-administrativo e medidas de cunho obrigatório em todo o estado visando a prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja.
O vazio sanitário da soja para região Sul do estado vai até o dia 30 de setembro.
Mín. 20° Máx. 39°