Segunda, 15 de Dezembro de 2025
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Ato público

Manifestantes fazem atos contra PL da Dosimetria em diferentes capitais do Brasil

Protestos ocorreram nas principais avenidas acompanhados por carros de som, shows, faixas e cartazes com palavras de ordem.

15/12/2025 às 10h10
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Camila Boehm/Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Camila Boehm/Agência Brasil

Manifestantes realizaram atos pelo país, neste domingo (14), contra a anistia a envolvidos no 8 de Janeiro e o projeto de lei que reduz o tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe de Estado, o chamado "PL da Dosimetria".

Houve manifestações em todas as capitais, de diferentes dimensões. Em alguns locais, a mobilização começou pela manhã; em outros, à tarde, com caminhadas por avenidas importantes, apoio de carros de som, shows e faixas e cartazes com palavras de ordem e críticas ao Congresso Nacional.

O PL da Dosimetria, já aprovado na Câmara e em análise no Senado, unifica o crime de golpe de Estado com o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e reduz o tempo para progressão de pena. Caso aprovado, pode diminuir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto ainda pode mudar na CCJ, mas a expectativa é votá-lo ainda este ano.

Já aprovado pela Câmara, o PL da Dosimetria prevê que:

  • crime de golpe de Estado, que tem pena maior (de 4 a 12 anos), deve absorver o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (de 4 a 8 anos);
  • progressão de pena seja mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de um sexto da pena. Atualmente, a lei exige um quarto.

Se o projeto for aprovado também no Senado, o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar um plano para dar um golpe de Estado – pode ter de passar menos tempo na cadeia.

Segundo cálculos do relator da proposta na Câmara, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o tempo de prisão do ex-presidente cairia para cerca de 2 anos e meio.

A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (17), mas pode sofrer alterações. O relator é o senador Esperidião Amin (PP-SC).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito que quer concluir a análise do texto na Casa ainda neste ano.

Manifestantes protestam contra PL da Dosimetria, feminicídio e escala 6x1 em Teresina — (Foto: Reprodução/ TV Clube)

Onde ocorreram as manifestações:

Centro-Oeste: Brasília (marcha ao Congresso), Cuiabá (protesto contra PL e reforma administrativa) e Campo Grande.

Sudeste: Belo Horizonte (marcha da Praça Raul Soares à Praça Sete) e Vitória.

Sul: Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.

Nordeste: Salvador (Morro do Cristo ao Farol da Barra), Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Maceió e Aracaju.

Norte: Manaus, Rio Branco, Belém, Palmas e Macapá. Em Belo Horizonte, uma mulher chegou a ser detida após pintar um monumento.

Manifestantes fazem ato contra anistia e PL da Dosimetria na capital federal — (Foto: Reprodução/ Natália Valarini/TV Globo)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias