
Manifestantes realizaram atos pelo país, neste domingo (14), contra a anistia a envolvidos no 8 de Janeiro e o projeto de lei que reduz o tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe de Estado, o chamado "PL da Dosimetria".
Houve manifestações em todas as capitais, de diferentes dimensões. Em alguns locais, a mobilização começou pela manhã; em outros, à tarde, com caminhadas por avenidas importantes, apoio de carros de som, shows e faixas e cartazes com palavras de ordem e críticas ao Congresso Nacional.
O PL da Dosimetria, já aprovado na Câmara e em análise no Senado, unifica o crime de golpe de Estado com o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e reduz o tempo para progressão de pena. Caso aprovado, pode diminuir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto ainda pode mudar na CCJ, mas a expectativa é votá-lo ainda este ano.
Já aprovado pela Câmara, o PL da Dosimetria prevê que:
Se o projeto for aprovado também no Senado, o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar um plano para dar um golpe de Estado – pode ter de passar menos tempo na cadeia.
Segundo cálculos do relator da proposta na Câmara, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o tempo de prisão do ex-presidente cairia para cerca de 2 anos e meio.
A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (17), mas pode sofrer alterações. O relator é o senador Esperidião Amin (PP-SC).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem dito que quer concluir a análise do texto na Casa ainda neste ano.
Onde ocorreram as manifestações:
Centro-Oeste: Brasília (marcha ao Congresso), Cuiabá (protesto contra PL e reforma administrativa) e Campo Grande.
Sudeste: Belo Horizonte (marcha da Praça Raul Soares à Praça Sete) e Vitória.
Sul: Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.
Nordeste: Salvador (Morro do Cristo ao Farol da Barra), Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Maceió e Aracaju.
Norte: Manaus, Rio Branco, Belém, Palmas e Macapá. Em Belo Horizonte, uma mulher chegou a ser detida após pintar um monumento.
Geral Beneficiários com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta segunda-feira
Polícia Mulher desaparecida é encontrada morta em Várzea Grande
Governo Comunicação da SES recebe homenagem “Amigo do Transplante” no Dia da Doação de Córneas Mín. 25° Máx. 39°