A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro), realizará, nos dias 15 e 16 de Agosto de 2025, o Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Terreiros do Piauí. O evento será realizado no Diferencial Eventos, em Teresina.
Com o tema “A preservação Cultural e Religiosa dos Povos de Terreiros no Estado do Piauí na Construção da Política Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Terreiro”, o evento tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva junto às lideranças de terreiros e representantes de comunidades tradicionais de matrizes africana. O seminário também pretende contribuir para a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Estado do Piauí.
O seminário representa um marco histórico e estratégico para o estado do Piauí, ao reconhecer e valorizar os saberes, práticas e modos de vida das comunidades tradicionais de terreiro, que historicamente têm contribuído de forma significativa para a cultura, a espiritualidade, a saúde comunitária e a resistência contra o racismo religioso e estrutural.
Assunção Aguiar, superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, disse que pela primeira vez, o Piauí terá a oportunidade de elaborar um plano de políticas públicas para as comunidades e as populações de terreiro. “Isso faz uma grande diferença na vida destas pessoas. Estaremos fazendo a adesão formalmente à política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros, instituída pelo Governo Federal, através do Ministério da Igualdade Racial”, acrescentou.
Além disso, o seminário pretende fortalecer o diálogo entre o poder público e os povos de terreiro, bem como reunir contribuições para a minuta do Plano Estadual das Comunidades Tradicionais de Terreiro, promovendo a inclusão social, política e econômica dessas populações.
A programação do evento inclui mesas redondas e debates com a participação de importantes representantes do Ministério da Igualdade Racial: Ogan Augusto Santos, coordenador de Participação Social e Diversidade, e Ya Luzes Borges, diretora de Políticas para Povos e Comunidades de Matriz Africana e de Terreiro.
Outros convidados de destaque são Tata Bukule (RR), Mãe Nice de Oya (RJ) e Ogan Silvestre (RO). O evento também contará com a presença de representantes locais da Secult Piauí, da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), do advogado João Pedro (OAB-PI) e do Prof. Dr. Raimundo Nonato (UFPI), entre outros.
Confira AQUI a programação.
Mín. 20° Máx. 39°