Quinta, 31 de Julho de 2025
34°

Tempo nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Meio Ambiente

Adece, Sema e setor produtivo discutem potencialidades do mercado de carbono azul no Ceará

Tendo como pauta as potencialidades do Ceará e o mercado de carbono azul, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Secretaria do...

30/07/2025 às 23h22
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Tendo como pauta as potencialidades do Ceará e o mercado de carbono azul, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) estiveram reunidos na última segunda-feira (28). O encontro contou com a participação do diretor de Suporte a Negócios da Agência, Rafael Branco; a titular da Sema, Vilma Freire; e o presidente da Câmara Setorial da Economia Azul, Roberto Gradvohl.

De acordo com Vilma Freire, o potencial do mercado de carbono azul é uma grande oportunidade para unir conservação ambiental e desenvolvimento sustentável no Ceará, principalmente em tempos de mudança climática. “Ecossistemas como manguezais, pântanos salgados e pradarias marinhas são altamente eficientes na captura e armazenamento de carbono, superando florestas terrestres em termos de capacidade de sequestro por área”, disse.

Para Rafael Branco, a ideia é criar uma ponte entre setor produtivo e governo para potencializar a execução de ações eficazes. “Este foi um primeiro encontro que visa viabilizar parcerias em prol do combate a ações de degradação de biomas característicos do nosso estado. Além disso, também discutimos a possibilidade de realizarmos ações conjuntas voltadas para a preservação desses ecossistemas”, comentou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A CS Economia Azul também trouxe para a discussão a viabilidade de um projeto piloto voltado para a conservação ambiental e descarbonização no estado. “Entendemos que podemos contribuir para a execução de políticas públicas que colaborem com a preservação dos nossos ecossistemas e nos habilitem a interagir com as grandes corporações, abrindo fronteiras para um desenvolvimento econômico sustentável em nosso estado”, explica Gradvohl.

Câmaras setoriais

As Câmaras Setoriais são órgãos colegiados vinculados a Adece que têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações voltados para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado. Além da articulação direta entre os setores produtivos e a gestão pública, as câmaras também viabilizam a intersetorialidade entre os distintos setores produtivos cearenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias