Sábado, 10 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Projeto Roda-Hans: Maranhão reforça diagnóstico e tratamento da hanseníase na Região de Barra do Corda

O Projeto Roda-Hans atua como um centro de saúde móvel voltado para prevenção, diagnóstico e atendimentos gratuitos para tratamento de Hanseníase. ...

10/05/2025 às 17h37
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça as ações contra a hanseníase no Maranhão. Na Região de Barra do Corda, entre os dias 5 e 8 de maio, por meio do Projeto "Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase", foi realizado o treinamento de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco no atendimento, na prevenção e diagnóstico da doença.

"É uma ferramenta importante e mais uma estratégia do Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde, no compromisso da eliminação das doenças determinadas socialmente, que entre elas está a Hanseníase. Temos trabalhado na implantação dos comitês de combate para a doença, assim como na execução de estratégias para tratamento e rastreio a fim de conseguirmos o que tanto almejamos que é uma população livre da hanseníase", disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

Dos quatro dias da ação, dois foram destinados à capacitação teórica de profissionais médicos e enfermeiros que atuam na APS, no auditório da sede da Polícia Militar em Barra do Corda; enquanto que outros dois dias foram para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no atendimento, ofertado pela Carreta da Hanseníase que ficou instalada em frente ao Hospital Materno Infantil. Ao todo, 48 pacientes foram encaminhados pelos municípios e região. Eles apresentam manchas na pele suspeitas, bem como os contatos de diagnosticados.

A capacitação reuniu 71 pessoas dos municípios Grajaú, Jenipapo dos Vieira, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú, Arame e Barra do Corda. Uma vez submetidos ao treinamento, eles puderam aplicar os conhecimentos teóricos junto aos pacientes atendidos na carreta em um dos cinco consultórios, além de um laboratório instalado no veículo. Com a mobilização foi possível detectar um caso novo de hanseníase no município de Barra do Corda.

De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Monique Maia, o objetivo é mobilizar as equipes locais para a vigilância e busca ativa de contatos. "O projeto envolve capacitação teórica e atendimento prático em consultórios móveis da carreta. O impacto social é gigantesco, porque a nossa intenção é aumentar a taxa de detecção da doença no estado", afirmou.
Os participantes do curso foram habilitados para identificação, notificação e tratamento da Hanseníase. Durante as consultas, eles puderam realizar avaliação dermatológica de manchas suspeitas de hanseníase, prestar atendimento de enfermagem, além de aplicar testes rápidos nos contatos.

Cynara Mendes é médica da Atenção Básica junto à população indígena no polo de Barra do Corda. Ela foi uma das profissionais que participou da estratégia Roda-Hans e que também recebeu treinamento para realizar consultas de diagnóstico e tratamento da hanseníase.

"Está sendo muito importante esse contato, principalmente para nós médicos tirarmos dúvidas sobre recidivas, tratamento em pacientes que voltaram a apresentar manchas. Com a iniciativa pudemos sanar nossas dúvidas que muitas das vezes na correria do dia a dia não conseguimos nos atualizar. Por isso esse trabalho veio para somar", comentou Cynara.

No momento da consulta, cada indivíduo precisava apresentar cartão do SUS e carteira de identidade com CPF. As pessoas assistidas que receberam resultado positivo para a doença deverão continuar o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Luizete dos Santos Abreu Lima é natural de Barra do Corda e foi uma das pacientes encaminhadas para fazer a avaliação dermatológica na Carreta da Hanseníase. "Ao saber da carreta, eu providenciei o necessário para que pudesse participar. Eu estou feliz, graças ao meu bom Deus pelo atendimento dessa carreta. Eu trabalho em um local fechado, tinha medo de pegar a doença ou de estar passando ela para alguém. Então isso me deixou feliz saber que não tenho ela e eu só tenho a agradecer por isso".

O Projeto Roda-Hans atua como um centro de saúde móvel voltado para prevenção, diagnóstico e atendimentos gratuitos para tratamento de Hanseníase. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde, do Instituto Novartis e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Programação

A Hanseníase é uma doença curável e possui tratamento completo e gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Se detectada precocemente, a pessoa acometida pode sair sem sequelas incapacitantes, podendo assim levar uma vida normal, saudável e sem risco de transmissão.

Além da Região de Barra do Corda, o Projeto Roda-Hans percorrerá regiões que compõem a Macrorregião Sul de Saúde, a saber, a de Balsas (12 a 16), Imperatriz (19 a 23) e Açailândia (26 a 31). A escolha das localidades para receber a ação itinerante se deve por terem a presença de populações prioritárias para a hanseníase e também por serem regiões consideradas endêmicas e que por isso precisam melhorar os indicadores e as taxas de detecção.

De acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), no ano de 2024, a Unidade Regional de Saúde (URS) de Barra do Corda registrou 96 novos casos da doença, enquanto que a de Balsas 82 novos casos, a de Imperatriz 138 novos casos e a de Açailândia 125 novos casos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias