Domingo, 04 de Maio de 2025
29°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Governo fortalece atendimento materno-infantil com entrega de hospital municipal reformado e equipado em Barra do Corda

Unidade é referência para Barra do Corda e municípios vizinhos como São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto. Com 44 leitos, a maternidade foi pr...

04/05/2025 às 16h01
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Inauguração do Hospital Materno Infantil de Barra do Corda (Foto: Wellington Silva)
- Inauguração do Hospital Materno Infantil de Barra do Corda (Foto: Wellington Silva)

O Governo do Estado entregou, neste sábado (3), o novo Hospital Municipal Materno Infantil de Barra do Corda. Com estrutura moderna, a unidade foi equipada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e para oferta dos serviços e mais conforto dos pacientes e profissionais de saúde, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) executou a obra de reestruturação da unidade.

“O que vemos aqui hoje é o resultado de uma gestão que trabalha em parceria com planejamento e compromisso com as pessoas. Essa maternidade era um sonho da população e hoje se torna realidade com uma estrutura moderna, humanizada e pronta para acolher com dignidade mães e bebês de Barra do Corda e da região. Meu compromisso é cuidar das pessoas, sem distinção, com ações que transformam a vida de quem mais precisa,” destacou o governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade de entrega da unidade hospitalar, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou a relevância do fortalecimento da assistência em saúde na região. “O Hospital Materno Infantil é resultado de uma gestão comprometida com a ampliação do acesso e da qualidade do serviço. Avançamos cada vez mais com um governo municipalista do governador Carlos Brandão”, afirmou.

Com 44 leitos e 20 a mais que a estrutura anterior, a maternidade foi projetada para ampliar o acesso à saúde com atendimento humanizado. Ela possui cinco salas Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), que garantem à mulher permanecer no mesmo ambiente durante todo o processo de parto. A unidade também conta com duas salas cirúrgicas equipadas, três salas de recuperação pós-anestésica (RPA), 10 leitos de internação neonatal — sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), quatro de cuidados intermediários convencionais (UCINCo) e dois da modalidade canguru (UCINCa) — além de consultórios, setor de ultrassonografia, raio-X portátil, cartório e poltronas de medicação.

Indígenas

A nova unidade possui uma enfermaria voltada para o atendimento às mulheres indígenas da região, em especial da etnia Canela. O espaço foi pensado para respeitar aspectos culturais dessas populações, com a inclusão de elementos como dois armadores de rede, além das três camas, como parte do acolhimento e conforto de acordo com suas tradições. A maternidade atende comunidades indígenas de Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e outras localidades próximas.

O prefeito Rigo Teles relembrou a história da maternidade. “Essa maternidade tem história. No passado, o hospital municipal foi criado pelo meu pai, com estrutura herdada do governo federal. E hoje, depois de tantos anos, o filho dele, ao lado do governador Carlos Brandão, entrega essa maternidade dos sonhos.  Hoje, elas têm orgulho de recebê-los aqui, em uma estrutura moderna e acolhedora. E isso só foi possível com a mão do governador. O município não teria condições de fazer essa obra e equipá-la nesse nível”, afirmou o prefeito.

A maternidade é referência para Barra do Corda e municípios vizinhos, como São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto. Segundo a diretora geral da unidade, Dinê Azevedo, a nova estrutura deve dobrar a capacidade mensal de atendimentos, atualmente em cerca de 500 gestantes. “Estamos recebendo uma estrutura moderna, acolhedora e equipada, que vai garantir um atendimento digno, mais eficiente e humano para todas as pacientes”, disse.

A entrega integra a programação oficial do aniversário de 190 anos de Barra do Corda e fortalece a rede de atenção materno-infantil da região, com estrutura adequada para partos normais, cesarianas e atendimento neonatal completo.

Para Gardênia de Sousa Lima, lavradora de 39 anos, a maternidade representa um avanço significativo. “Achei maravilhoso. É um benefício muito grande para nós, mulheres que somos mães. Ter essa melhoria no Hospital Infantil é importante para todo mundo”, contou Gardênia, mãe de Aila, de dois anos e sete meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias