Setecentos atendimentos foram realizados pelo programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, com cirurgias de catarata e pterígio, neste sábado (3), em Barra do Corda (MA). A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e fez parte da programação alusiva aos 190 anos da cidade.
Para melhorar a qualidade de vida de pacientes com problemas de visão, a equipe de triagem avaliou cerca de 700 pacientes. Destes, 100 foram encaminhados para cirurgias de pterígio e 300 para cirurgias de catarata. Além da população de Barra do Corda, a ação beneficiou também os moradores de municípios como Arame, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras.
Presente ao evento, o governador Carlos Brandão reforçou o compromisso com a saúde pública. “O que nos move é ver a mudança na vida das pessoas. Recebo relatos de pacientes que, após cirurgias na rede estadual, voltaram a trabalhar, a cuidar da família, a viver com dignidade. Isso mostra que investir em saúde é investir em qualidade de vida”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que programa Cuidar dos Olhos reforça o compromisso do governo com o acesso à saúde e a redução das filas de pacientes com problemas de visão. “Além de garantir atendimento de qualidade, essa ação mostra como o Maranhão está avançando com políticas públicas que chegam à população. Hoje, temos o menor tempo de espera na fila do SUS entre os estados do Nordeste. Esse resultado só é possível graças à união com lideranças como o prefeito Rigo Teles, a deputada Abigail e toda a equipe do governador Carlos Brandão," disse.
As cirurgias de catarata e pterígio foram realizadas no novo Hospital Acrísio Figueira. Antes da cirurgia, os pacientes triados foram avaliados, passaram pela dilatação da pupila e exame de fundo de olho para confirmação do diagnóstico de catarata ou pterígio. Após os procedimentos, os pacientes foram orientados sobre os cuidados no pós-cirúrgico.
A aposentada Marinette Pereira da Silva, de 65 anos, moradora de São Raimundo do Doca Bezerra, voltou ao mutirão pela segunda vez. “Fiz a cirurgia do olho direito no ano passado e agora vou operar o esquerdo. É uma bênção esse serviço aqui tão perto”, contou.
Zacarias Alves Fosso, de 64 anos, também relatou satisfação com o atendimento. “Já operei um olho e vou fazer o outro. Economiza dinheiro e resolve mais rápido. Isso é muito bom para a gente”.
Mín. 24° Máx. 35°