O governador Carlos Brandão realizou, neste sábado (29), uma vistoria técnica na obra da Avenida Metropolitana, um dos maiores empreendimentos de infraestrutura viária da Grande Ilha. Acompanhado do secretário de Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira, Brandão conferiu de perto o andamento da construção e destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana da região. A via está sendo construída pelo governo do Maranhão em parceria com o governo federal.
"A Avenida Metropolitana segue avançando, uma avenida estruturante que vai chegar a mais de 50 bairros, atendendo a mais de um milhão de pessoas. Com um traçado estratégico, a via conectará diversas regiões da Grande Ilha, facilitando o deslocamento e proporcionando mais qualidade de vida para a população", explicou o governador durante a visita.
O primeiro trecho a ser inaugurado liga o bairro Funil, na BR-135, ao bairro São Raimundo, e a obra seguirá até a estrada de São José de Ribamar, passando por pontos importantes como a Expoema e a Uema.
O projeto também inclui melhorias urbanísticas como calçadão, ciclovia, iluminação moderna e paisagismo. Além disso, a Avenida Metropolitana contará com a iniciativa "Arte de Rua", programa do Governo do Maranhão, que dá oportunidade para que artistas do graffite retratem as belezas do estado nos espaços urbanos ao longo da via.
O secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, também destacou os avanços do projeto e a importância da obra para a mobilidade e desenvolvimento da região. "Esses são os primeiros 1.600 metros, trecho que liga a BR-135 ao bairro do São Raimundo. Serão 12 km ao total, chegando na Guajajara, Estrada de Ribamar, Uema. Portanto, é uma obra que o Brandão vai deixar marcada na sua administração dentro da ilha de São Luís, a mais importante em termos de fluidez de tráfego da sua administração", finalizou.
A conclusão da obra será um importante marco viário, que tem como objetivo economizar tempo e reduzir a distância no trajeto entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, conectando-os de maneira estratégica e prática pela BR-135 (Funil).
Mín. 22° Máx. 34°