Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Cooperative State University of Saxony (Duale Hochschule Sachsen — DHSN), na Alemanha, busca compreender os desafios da inclusão e acessibilidade em universidades dos dois países. A pesquisa analisa barreiras arquitetônicas, atitudinais e sociais, além de propor melhorias com o uso de tecnologia.
A iniciativa faz parte do projeto Estudo Transcultural de Inclusão e Acessibilidade via uma Ferramenta Georreferenciada, aprovado pelo Edital Capes nº 16/2023. O objetivo é mapear as dificuldades enfrentadas por estudantes e desenvolver soluções que tornem os espaços acadêmicos mais acessíveis e inclusivos.
Um dos focos da pesquisa é o desenvolvimento de uma ferramenta digital capaz de visualizar e analisar a acessibilidade em diferentes ambientes universitários. Desde novembro de 2024, a bolsista Gabriele de Sousa Araújo, da Uema, está na Alemanha, trabalhando na adaptação do sistema para múltiplos idiomas e contextos culturais.
Coordenado por uma equipe interdisciplinar, o projeto envolve pesquisadores da Uema, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Technische Universität Dortmund (TU Dortmund), da Alemanha. O estudo segue até 2027, com a expectativa de gerar resultados que possam embasar políticas institucionais e iniciativas voltadas à inclusão no ensino superior.
Mín. 22° Máx. 33°