Com o intuito de aperfeiçoar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), reuniu, nesta terça-feira (27), os gestores das UCs para diálogo sobre ações e alinhamento estratégico, no auditório do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza.
A titular da Sema, Vilma Freire, compareceu ao evento acompanhada do secretário executivo, Fernando Bezerra, e destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro é uma oportunidade dos nossos gestores debaterem temas, trocarem conhecimento e experiências entre eles, e com a nossa equipe técnica da Secretaria, para aprimorar a gestão das Unidades de Conservação”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora da Cobio, Patrícia Jacauna, a pauta do encontrou abordou temas como o Sistema Estadual de Meio Ambiente (SIEMA); Fluxos Processuais; Autorizações Ambientais; Ações de Educação Ambiental; A3P; Ouvidoria; Conselho Gestores, além do uso de plataformas e sistemas. “Esse é um importante momento para integração e planejamento, onde será tratado de assuntos administrativos, técnicos e gestão de todas as células que integram a Cobio”, pontuou.
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é responsável por administrar 39 Unidades de Conservação estaduais, que são áreas naturais protegidas estabelecidas por meio de instrumento legal, que possuem características naturais relevantes, com objetivos de conservar a diversidade biológica e outros atributos naturais nelas contidos, com o mínimo impacto. Elas são criadas para garantir a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, bem como proteger locais de grande beleza cênica, como serras, dunas, e cachoeiras. Além de permitir a sobrevivência da diversidade de animais e plantas, essas áreas contribuem para a oferta de serviços ecossistêmicos tais como: regulação do clima, ciclagem de nutrientes, disponibilização de água para abastecimento humano, proporcionar qualidade de vida às populações, dentre outros.
Informações sobre as unidades de conservação no estado do Ceará inseridas no Cadastro Estadual de UC – CEUC podem ser consultadas noPainel CEUC.
Mín. 22° Máx. 34°