Uma operação integrada das polícias Civil e Militar do Maranhão mobilizou mais de 60 agentes na região do Polo Coroadinho, em São Luís, na noite dessa terça-feira (20). A ação deflagrada faz parte de uma ofensiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública contra grupos criminosos, visando a constante redução dos índices de violência na localidade.
O foco da operação é coibir crimes violentos letais, como homicídios, além de outras ações criminosas que afetam a segurança dos moradores. A região tem registros de conflito entre grupos criminosos rivais, o que motivou a intensificação das atividades policiais, como destacou o superintendente da Polícia Civil da Capital.
“A finalidade desta operação é garantir mais segurança para os moradores da localidade, especialmente após uma ocorrência envolvendo dois grupos criminosos, que teriam confrontado e alvejado uma pessoa na tarde de ontem [segunda, 19]. O fato está sendo devidamente apurado pela Polícia Civil”, disse o delegado Carlos Alessandro Assis.
O delegado Luigi Conte, titular da Seccional Oeste da Polícia Civil, afirmou que polícia está atenta à segurança do Polo Coroadinho. “O nosso intuito é coibir a criminalidade que está atuante na região. Estamos fazendo uma espécie de pente fino, transitando por várias áreas com rondas, abordando pessoas suspeitas, entre outras diligências necessárias na repressão ao crime”.
Entre as unidades envolvidas estavam a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), ligadas à Polícia Civil do Maranhão, além de forças especializadas da Polícia Militar do Maranhão, como o Batalhão de Motopatrulhamento, Batalhão de Choque, Força Tática e Ronda Ostensiva Tática Móve (Rotam). Policiais subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) também participaram da ação.
“Essa operação integrada vem para dar mais tranquilidade para a população. Vamos atuar por tempo indeterminado, fortalecendo as nossas ações de forma a combater a criminalidade”, pontuou o comandante do CPM, coronel Ilmar Gomes.
“Para isso, temos uma equipe muito operante na área, tanto do policiamento de área quanto das forças especializadas”, completou o major Berredo, comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar da região.
As atividades incluem abordagens e incursões nos bairros mapeados como mais críticos. Embora não houvesse mandados de prisão em mãos, os policiais civis estavam preparados para cumprir qualquer mandado em aberto caso algum dos abordados tivesse pendências judiciais.
A operação no Polo Coroadinho, uma das comunidades mais povoadas do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também visa a apreensão de drogas e armas de fogo, em um esforço para enfraquecer a atuação de grupos criminosos e promover a segurança na região.
Mín. 21° Máx. 41°