
O período de estiagem no estado do Maranhão acaba ocasionando o aumento de incêndios e queimadas, tanto na área rural quanto urbana.
Nessa época, os focos de fogo aumentam devido aos fortes ventos, intenso calor e também ao período de escassez de chuvas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram registrados 552 incêndios no estado, sendo que 496 nas áreas rurais e 56 nas áreas urbanas.
Além disso, houve também aumento no número de animais resgatados, com 1.986 resgates de animais silvestres e 958 insetos.
Municípios com mais queimadas
Ainda segundo o relatório do CBMMA, o município de Mirador apresentou o maio número de queimadas com 152 casos. Em seguida, vem Bacabal com 96 e Fernando Falcão com 61.
Decreto do governo
A fim de abaixar o número de queimadas no Maranhão, o governo por meio de um decreto que vai até o mês de dezembro, proíbe a utilização de fogo para limpar terrenos.
“As queimadas devastam áreas de vegetação, mas também, colocam em risco a vida de muitos animais. Nosso trabalho vem no sentido de promover fiscalização e atuar na prevenção ambiental. O decreto soma para minimizar os impactos destas ocorrências e a cooperação das pessoas é importante para superarmos este desafio. Estamos firmes na garantia da segurança e da preservação da nossa biodiversidade”, enfatizou o gestor de Monitoramento da operação Maranhão Sem Queimadas, major Felipe Anderson Silva.
Prazo Prazo para pagamento do IPVA no Piauí termina amanhã
Aceleração Digital Arquivo Público do Piauí digitaliza documentos históricos para preservar memória do estado
Morte Primeira morte por dengue em 2025 é registrada no Piauí
Muita água Forte chuvas em Teresina: correnteza arrasta bebê em avenida completamente alagada na zona sul da cidade
Vacinas Covid, hepatite, poliomielite e mais: vacinas são ofertadas no Shopping Rua Grande, em São Luís
Homenagem Desembargador Brandão de Carvalho presta homenagem a juiz efetivo que assumirá cargo no TRE-PI
Mín. 22° Máx. 35°