Diante da situação no Rio Grande do Sul, uma campanha em prol da assistência humanitária ao povo gaúcho foi idealizada pelo Governo do Estado do Piauí. Iniciada na segunda-feira (14), a ideia da campanha "Abraça Tchê" é arrecadar doações para as vítimas da maior enchente já registrada no estado do Rio Grande do Sul.
A iniciativa é da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), Exército Brasileiro, por meio do 25º Batalhão de Caçadores, e os Correios.
O Coronel Kleber Soares Correia Lima, Gerente de Resposta da SEDEC-PI, com experiência como Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI), concedeu uma entrevista para o Jornal Verdes Campos 1ª Edição, para esclarecer como funciona a campanha e apresentar as principais orientações para a população de como se prevenir em cenários de desastres climáticos.
De acordo com o Coronel Kleber, é muito importante a ajuda da população piauiense com doações para os sobreviventes que estão desabrigados no estado gaúcho. Itens essenciais como alimentos, produtos para higiene pessoal, alimentos para animais e água potável são de suma importância, no entanto, o que mais carece no momento são materiais para aquecer as vítimas das enchentes.
¨Foi informado que 70 % das doações no Brasil de uma forma geral foram roupas. Então os correios solicitam que o que estão precisando agora nesse momento pela questão do clima que as temperaturas começam a cair, são materiais de roupa de cama, cobertores principalmente e lençóis¨ , informou o Coronel.
Ele ainda esclarece a importância de separar e organizar os materiais e itens em categorias específicas, para facilitar a rede de coleta e triagem do que é necessário doar.
¨Quando forem fazer as doações, que se possível, todo material esteja descriminado, até para facilitar a questão da triagem do material onde possa estar sendo dividido o que é material de limpeza e o que é material de alimentos, para que os materiais não sejam misturados e cada um seja separado, para que essa logística de entrega seja facilitada¨
Distribuição e Logística das Doações
A distribuição das doações já está sendo realizada pelos Correios do Brasil, inclusive as doações recebidas pela campanha da Defesa Civil.
̈ Todas as doações serão realizadas pelos correios, como eles já estão realizando essa logística de transporte em todo o país. Os correios já estavam realizando essa logística em todo o país, mas resolveram abraçar essa campanha: ̈Abraça Tchê¨ da Secretaria de Estado da Defesa Civil¨
Ele ainda completa que, em qualquer ponto do estado do Piauí onde exista uma agência dos Correios, é possível fazer suas doações para as vítimas do Rio Grande do Sul.
Locais para doação
Na capital, esses são os principais pontos de doação:
Corpo de Bombeiros (CBMEPI) - Quartel do Comando-Geral, na Avenida Miguel Rosa, n 3515, bairro Piçarra, Teresina-PI;
25º Batalhão de Caçadores - Praça Floriano Peixoto, 2250 - Centro-Norte, Teresina;
Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí - rua José Ommati, 2417 - Ilhotas, Teresina-PI.
Seinfra - av. Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 1º andar • Centro Administrativo
Além da capital, também é possível doar em Parnaíba, no Quartel do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na avenida Coronel Correia, no 996, no bairro Nova Parnaíba.
Novos Projetos e Campanhas
O Governo do Estado do Piauí está agindo em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI) na criação de um aplicativo de mensagens com o objetivo de emitir alertas sobre desastres climáticos que podem acontecer pelo estado. A população também vai agir em conjunto da SEDEC-PI, enviando mensagens para o aplicativo sobre qualquer calamidade ou acidente que acontecer na sua região.
¨Isso é muito importante para a Defesa Civil, para os órgãos de segurança, para os órgãos de socorro como o Corpo de Bombeiros, isso vai ser muito importante e imprescindível para nós¨ declarou o Kleber.
O Coronel também conta sobre o início da campanha ¨Banho Seguro¨, idealizada pela Defesa Civil através da Diretoria de Prevenção, com o intuito de chegar nas regiões mais remotas do estado e conscientizar sobre os índices de afogamentos em banhos e balneários pelos municípios e povoados do Piauí.
¨Vamos estar semanalmente em alguma área do estado do Piauí, onde existem balneários, onde exista banhos e essa concentração de público nessa questão do ¨Banho Seguro¨. É uma das ações da Defesa Civil¨
Mín. 22° Máx. 40°